Semana do Patrimônio Cultural oferece atividades gratuitas aos porto-alegrenses

Programação alude ao Dia Nacional e Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto

Foto: Alberto Flores/EPTC/PMPA

A partir de hoje, e até 20 de agosto, ocorre em Porto Alegre a 7ª Semana do Patrimônio Cultural, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC). As atividades incluem caminhadas pelo centro da cidade, rodas de conversa, feira de antiguidades, exposições, oficina de arte e apresentações de dança e música.

A programação alude ao Dia Nacional e Estadual do Patrimônio Cultural, celebrado em 17 de agosto. A Diretoria de Patrimônio e Memória e a equipe do Patrimônio Histórico e Cultural da SMCEC respondem pelas atividades.

Neste sábado, a programação começou às 10h, com uma edição especial do Viva o Centro a Pé.

Veja detalhes abaixo:

Semana do Patrimônio Cultural 2023 – Programação
Sábado, 12
10h – Viva Porto Alegre a Pé – Igrejas de todos os tempos. Partindo da Praça Júlio de Castilhos, o passeio aborda a história e importantes patrimônios da avenida e bairro Independência, até a Praça Dom Sebastião, palco de diversos eventos e feira em comemoração ao Dia do Patrimônio. Local de encontro: Praça Júlio de Castilhos. Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível ou produto de higiene pessoal.

Terça-feira, 15 – 10h30min e 13h30min e Quinta-feira, 17 – 19h
Bate–papo com alunos do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores (CMET) Paulo Freire. Local: CMET Paulo Freire, Rua Santa Terezinha, 572 – Santana

Quarta-feira, 16 – 14h30min
Visita ao Arquivo Histórico de Porto Alegre Moisés Vellinho. Local: avenida Bento Gonçalves, 1129 – Santo Antônio.

Sexta-feira, 18 – 19h
Mesa-redonda com pesquisadores, jornalistas, vereadores e entidades sobre as ruas de Porto Alegre. Local: Salão Nobre do Paço Municipal. Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico.

Sábado, 19 – 10h
Viva o Centro a Pé – Ruas que não andei – O Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPAHC) percorre ruas do Centro Histórico, contando a história de cada nome de via e praça. Local de encontro: Praça Conde de Porto Alegre (antiga Praça do Portão). Ingresso: 1kg de alimento não perecível ou produto de higiene pessoal. O evento vai ser mantido em caso de chuva fraca.

Patrimônio na Praça – A Praça Dom Sebastião vai ser palco de feira e eventos das 16h às 22h, com igrejas e museus do entorno abertos à visitação pública. O intuito é comemorar o Dia do Patrimônio Cultural e propiciar vivência noturna da cidade com segurança. Local: Praça Dom Sebastião, em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição.

16h – Roda de Memória – Uma roda de conversa para recordar fatos e contar estórias e histórias que marcaram a vida dos porto-alegrenses.

18h – Apresentação da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre

20h – Concerto Especial da Banda Municipal de Porto Alegre

Domingo, 20 – 15h
Oficina Patrimônio do barro ao bronze – estrutura, modelagem, fôrmas e fundição. Local: Casa da Estrela, sede da Aeergs. Rua Camerino, 34 – bairro Petrópolis. Inscrições pelo e-mail [email protected]. Vagas: 20

Exposição Unlimited City: Otto Wagner (1841-1918). Em parceria com a Embaixada da Áustria em Brasília e a Prefeitura de Porto Alegre, a exposição sobre o pai da modernidade na arquitetura reúne reproduções de desenhos e fotos históricas do Museu de Viena. Local: Pinacoteca Aldo Locatelli. Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico. Visitação até 16 de setembro, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Exposição Mulheres Pretas de POA. Local: Arquivo Histórico de Porto Alegre Moisés Vellinho (avenida Bento Gonçalves, 1129 – Santo Antônio). Visitação de segunda a quarta-feira, das 14 às 17h.

Exposições do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
O Solar que virou Museu – memórias e histórias.
A exposição explora as transformações sofridas pela edificação e trajetória dos indivíduos que a ela se relacionaram.

Patrimônio Imaterial: as lendas urbanas de Porto Alegre. A exposição percorre a cidade através das lendas que povoaram e formaram o imaginário da capital. As “Torres Malditas”, as “Lágrimas de Obirici” os “Crimes da rua do Arvoredo” e a “Maria Degolada” são algumas dessas histórias que hoje fazem parte do Patrimônio Imaterial de Porto Alegre.

Gente da Cidade. Quarenta retratos do fotógrafo Gilberto Perin homenageando a dedicação de quem torna Porto Alegre um lugar melhor para se viver e fazem parte de gente da cidade. Local: Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582 – Cidade Baixa). Visitação: segunda-feira, das 13h30min às 17h30min, e de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h30min.