Cerimônia oficial abre o Festival de Gramado com a presença da ministra Margareth Menezes

Concerto apresentou trilhas de cinema

Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

Uma cerimônia marcou, neste sábado, a abertura oficial do Festival de Cinema de Gramado 2023. Inicialmente marcado para a Rua Coberta, o evento ocorreu na Sociedade Recreio Gramadense em razão da previsão de chuva no município serrano.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, esteve em Gramado para a ocasião e falou da satisfação de estar na cidade. “Eu sempre quis vir ao Festival de Gramado como artista, não pensei que viria como ministra”, comentou.

Ao lado da secretária do Audiovisual, Joelma Oliveira Gonzaga, Margareth disse que o Ministério vem investindo em políticas públicas para a retomada do setor, que ficou paralisado na gestão anterior. “Encontramos um quadro muito difícil. Estamos com 20% a menos da força de trabalho do que em 2016. Estamos em processo de remontagem do Ministério, retomamos o diálogo com os setores da Cultura e com o Congresso”, conta a ministra. “Com a Lei Paulo Gustavo, conseguimos que 98% das cidades brasileiras mandassem seus projetos de Cultura”, comentou.

Já a secretária Joelma destacou que trabalha em pautas regulatórias, ao lado de parlamentares. “Uma delas seria a renovação da cota de tela”, disse. Integra o plano da pasta o retorno de espaço mínimo nas telas para a exibição de filmes produzidos no país.

Estiveram presentes autoridades como o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Wolk, os curadores Marcos Santuario e Caio Blat, e a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo, entre outras personalidades.

O concerto da Orquestra Sinfônica de Gramado apresentou clássicos do cinema no repertório, tanto nacionais quanto internacionais, animando o público presente. Uma das músicas homenageou o inventor Santos Dumont, por ocasião dos 150 anos de nascimento do pai da aviação.