Empreendedores do Rio Grande do Sul e Goiás que quiserem um impulso para alavancar seus projetos têm a chance de receber mentoria qualificada e de graça. O InovAtiva, hub de inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está com inscrições abertas para dois programas gratuitos de aceleração de startups: ElevaStart, até 3 de setembro, e AceleraGO, até 6 de setembro.
Com o objetivo de desenvolver os ecossistemas locais de inovação empreendedora, cada programa vai selecionar 25 projetos que estão na fase inicial de desenvolvimento, para participar de 14 semanas de capacitação empreendedora. As iniciativas devem propor inovação de produtos, processos ou serviços de qualquer área de atuação. Para participar, o representante do projeto deve ser morador do estado do programa.
Para o diretor de transformação digital, inovação e novos negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços (MDIC), Luiz Gondin, os programas Powered by InovAtiva têm potencial de promover do desenvolvimento socioeconômico local. “Os ecossistemas de empreendedorismo inovador são a chave para transformar conhecimento e habilidades em produtos e serviços viáveis no mercado, valorizando o desenvolvimento local”.
O ElevaStart, de Santa Maria (RS) e região, será executado pela Pulsar Incubadora Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O programa será realizado entre 21 de setembro e 15 de dezembro.