Uma frente fria se organiza entre o Norte gaúcho e Santa Catarina, neste sábado, trazendo nuvens e chuva no começo do dia para a metade Norte, especialmente em pontos perto do estado catarinense. À tarde, a nebulosidade persiste, mas a cobertura cede gradualmente.
Nas demais regiões, o dia vai ter sol e nuvens. Em Porto Alegre, o sábado começa com nebulosidade abundante e não se afasta precipitação, mas durante o dia o sol aparece. Ar mais seco e frio de alta pressão ingressa, derrubando as temperaturas à noite.
As mínimas vão a 6ºC em Caxias do Sul e 5ºC em Santana do Livramento. Já as máximas podem chegar a 19ºC em Torres e Santa Rosa. Em Porto Alegre, a temperatura varia entre 10ºC e 18ºC.
Madrugada elétrica
Linha de instabilidade associada a um centro de baixa pressão cruzou pelo Rio Grande do Sul entre o fim da quinta e o começo da sexta-feira com chuva forte, raios, vendavais e granizo. De acordo com dados de estações do Instituto Nacional de Meteorologia, as rajadas de vento atingiram 102,2 km/h em Cruz Alta.
Muitos raios acompanharam a instabilidade. Dados compilados pela MetSul a partir do sensor de raios do satélite GOES-16 indicaram que o Rio Grande do Sul registrou 168.202 descargas elétricas durante a madrugada. Os dez municípios que anotaram o maior número de raios foram Alegrete (8.974), São Borja (3.985), São Gabriel (3.833), Livramento (3.817), Manoel Viana (3.583), Uruguaiana (3.399), Dom Pedrito (3.212), Santo Antônio das Missões (3.212) e São Francisco de Assis (2.920).
Porto Alegre somou 30 mm em apenas duas horas na madrugada, ou 25% da média de chuva do mês inteiro. No interior, choveu 65 mm em Encruzilhada do Sul e 56 mm em Canguçu.