Estudo mostra as prioridades de compra de consumidores do Sul

Consumidores estão priorizando experiências como viagens, jantares ou passeios a locais turísticos.

Crédito: Acervo IBGE

A maioria dos consumidores (61%) estão priorizando experiências como viagens, jantares ou passeios a locais turísticos. Na região Sul do país, os números são ainda mais expressivos, representando 64% das respostas dos entrevistados. Os dados fazem parte de um estudo feito pelo Guia dos Melhores, plataforma de avaliações, com 700 consumidores brasileiros, e revela quais os principais desejos e motivações no momento da realização da compra. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná representaram 15% dos respondentes da pesquisa.

Já no que diz respeito a produtos, o interesse dos brasileiros segue sendo na aquisição de itens que trarão melhorias para a casa, conforme vinha sendo observado na pandemia. A pesquisa demonstrou que, para 29% dos entrevistados, realizar melhorias no lar é o principal motivo que os leva a fazer uma compra de bens físicos. Para essa questão, a região Sul também se destacou, com 36% dos respondentes indicando as melhorias para o lar como motivo de compra.

PRODUTOS DA MODA

Ainda no que diz respeito aos itens para casa, foi perguntado quais os produtos mais desejados entre eletrodomésticos que “estão na moda”. O robô aspirador aparece em primeiro lugar, sendo o mais escolhido por 23% dos entrevistados, seguido pela airfryer, citada por 22%. No Sul, o robô aspirador lidera em disparada se comparado com o dado que considera todo o país, sendo escolhido por 30% das pessoas da região, enquanto a airfryer foi indicada por 19%.

Já para a escolha de um produto, o menor preço se mostra como o fator mais importante no momento da compra para os brasileiros, sendo o mais citado, indicado por 26,3% dos entrevistados. Logo na sequência, aparecem a importância de o produto ser de uma marca de confiança, citado por 26%, e de ter as características que atendam às necessidades específicas desejadas, apontado por 22%.

Para os sulistas, o ranking dos fatores de importância se mostra diferente do restante do Brasil. A adequação do produto com as necessidades específicas aparece em primeiro lugar, com 26% das respostas, seguido pelo menor valor do produto, que aparece na sequência com 25%, enquanto o fato de o item ser de uma marca de confiança ocupa o terceiro lugar, com 23% das respostas.