Os consumidores vão prestigiar o Dia dos Pais. Pelo menos é o que prevê um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Pela estimativa serão 110,5 milhões de brasileiros indo às compras para o Dia dos Pais neste ano, um aumento de 8,7 milhões em relação a 2022. O CNDL atribuí esse aumento ao cenário positivo da economia do Brasil frente a 2022, com a queda na taxa de desemprego e a diminuição dos juros e da inflação. A estimativa é de que o valor médio a ser gasto seja de R$ 244, alta de R$ 7 em relação ao ano passado.
O CNDL espera que a movimentação total para o Dia dos Pais esteja na casa dos R$ 26,94 bilhões. A pesquisa foi realizada pela internet, entre 26 de junho e 3 de julho, e com dados de 27 capitais brasileiras. Segundo a pesquisa, porém, 14% dos consumidores pretendem comprar às vésperas da data. São 15,36 milhões de pessoas que devem ir às lojas nos últimos dias disponíveis. Quase metade pretendia se antecipar: 44% responderam que comprariam os presentes na primeira semana de agosto.
“Na pressa o consumidor pode ter dificuldade em negociar e fazer pesquisa de preço. O recomendado é estabelecer um limite para os gastos e sair de casa com o orçamento definido para adquirir o presente. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto”, afirma em nota o presidente da CNDL, José César da Costa.