Ex-secretário da Fazenda do RS sugere investir na educação como passaporte para o crescimento

Aod Cunha destacou a queda de qualidade na educação pública gaúcha

Crédito: Divulgação

Boa parte das soluções para um melhor desenvolvimento do Rio Grande do Sul passam pela educação, principalmente pela capacitação da mão de obra capaz de atrair investidores. O caminho foi apresentado pelo ex-secretário da Fazenda do Estado e Conselheiro de administração de empresas, Aod Cunha, durante o Tá na Mesa da FEDERASUL desta quarta-feira, 9.

Ele ainda ampliou as inciativas necessárias para soluções de armazenamento da água, capazes de contribuírem com a irrigação e amenizar o prejuízo com a seca, e a manutenção o equilíbrio fiscal por mais tempo. “É preciso uma gestão de desenvolvimento mais moderna e mais bem articulada entre o setor público e privado, mais focada na qualidade do capital humano como os principais gargalos que atrasam o crescimento da economia gaúcha”, comentou.

Para ele, a queda de qualidade na educação pública gaúcha, que já vinha ocorrendo desde o final do século passado, continuou nas últimas décadas. Cunha citou como  exemplo, a ausência de escolas privadas de Porto Alegre entre as 10 primeiras no último ENEM e a lição do Ceará que tem 87 das cem melhores escolas públicas do 1º ao 5º do Ensino Fundamental no último IDEB.

O presidente da FEDERASUL Rodrigo Sousa Costa, que coordenou o Tá na Mesa disse que o cenário mostrado pelo ex-secretário está em sintonia com o Manifesto do Empreendedor Gaúcho lançado pela FEDERASUL, que mostra os problemas do RS e aponta soluções para o desenvolvimento.