Produção industrial cresce em seis dos 15 locais pesquisados em junho, diz IBGE

Para o Rio Grande do Sul, a pesquisa aponta uma queda de 0,5%

Foto: FCA/Divulgação

A produção industrial brasileira em junho avançou 0,1%, com crescimento em seis dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) regional, com as maiores altas tendo sido registradas por Espírito Santo (4,6%), Rio de Janeiro (3,2%) e Santa Catarina (2,6%). Para o Rio Grande do Sul, a pesquisa aponta uma queda de 0,5% em junho.

Na comparação com junho de 2022, a indústria cresceu 0,3% e as taxas positivas foram verificadas em nove dos 18 locais pesquisados. Já no acumulado em 12 meses houve variação de 0,1%, com cinco dos 15 locais analisados mostrando resultados positivos. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando se compara o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período de 2022, ocorreu redução de 0,3% na produção nacional, atingindo oito dos 18 locais pesquisados. Ceará (-6,2%), Rio Grande do Sul (-6,0%) e Região Nordeste (-4,5%) tiveram as retrações mais acentuadas.

“Ao final do primeiro semestre de 2023, vemos uma trajetória bem gradual, com muita cautela na atividade industrial brasileira, consequência das medidas moderadas tomadas pelos produtores. Isso pode ser explicado pela conjuntura econômica, ainda com algumas incertezas que afetam a cadeia produtiva”, destaca Bernardo Almeida, analista da PIM Regional.