Exposição “Aqui tinha alguém” apresenta 70 obras inéditas de Ricardo Pirecco

Trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2012 e 2023 estarão na Galeria Alice Floriano.

Crédito: Divulgação

Após oito anos desde a sua última exposição em Porto Alegre, o artista Ricardo Pirecco regressa com “Aqui tinha alguém”, com abertura marcada para o dia 10 de agosto, na Galeria Alice Floriano (Félix da Cunha, 1181 – Moinhos de Vento). Com curadoria de Paula Bohrer, a mostra individual contará com aproximadamente 70 obras inéditas, que revisitam alguns trabalhos de produção autoral, ressignificando processos da dinâmica e vivências do artista em seu atelier, sua rotina de observação e pesquisa dos elementos de sua produção.

A exposição reúne as séries “Aqui tinha alguém”, “Desenhos de emergência” e outros trabalhos desenvolvidos pelo artista entre os anos de 2012 e 2023. Constituída de uma autorreflexão acerca do seu tempo íntimo e pessoal, as obras respondem a essa singularidade, traduzidas em uma entrega em constante espelhamento social. Pai há exatos oito anos, Pirecco estabelece uma forte associação entre essas sobreposições e múltiplos papéis, refletindo sobre o tempo de observar, tempo de compreender e tempo de concluir.

O ARTISTA

Artista, ilustrador e designer gráfico, Pirecco experimenta diversas possibilidades, desde desenho feito à mão, sua técnica preferida, até pintura, colagem e outros suportes gráficos para criar imagens, histórias e narrativas. A mostra também contará com peças exclusivas em joalheria assinadas pela artista joalheira Alice Floriano, desenvolvidas especialmente para “Aqui tinha alguém”. A exposição ficará em cartaz até o dia 10 de setembro.

Graduado e pós-graduado em Design Gráfico e Comunicação pela faculdade ESPM de Porto Alegre, Pirecco trabalhou durante alguns anos em agências de publicidade, estúdios de design e marcas na área de moda. Com grande interesse e curiosidade pelas Artes Visuais, em 2012, ingressou no Bacharelado em Artes Visuais da UFRGS e nos últimos anos participou de diversos grupos de estudos e workshops sobre Arte Contemporânea e Processos Criativos.

Pirecco morou e trabalhou no Vancouver/Canadá (2009 / 2010), em Shanghai/ China (2017) e São Paulo/Brasil (2020). Desde 2009, trabalha no seu próprio estúdio, desenvolvendo projetos para diversas marcas, campanhas de publicidade, publicações e outros projetos particulares no Brasil e exterior, conquistando importantes prêmios de ilustração e design gráfico ao longo da sua carreira.