Workshop para impacto social no Morro da Cruz

Caravana DUXtec, da Fundação Gerações, dá suporte para a criação de soluções

Crédito: Divulgação

Pensar sobre os problemas da comunidade, identificá-los e propor uma solução são os objetivos da Caravana DUXtec. A segunda edição realizou um workshop “Construindo negócios de impacto social para Desafios da comunidade Morro da Cruz” aos potenciais empreendedores da região no sábado, 5 de agosto.

Por meio de dinâmicas, os participantes trabalharam em equipe para criar soluções inovadoras e viáveis, além de votar e desenvolver as ideias mais promissoras. Mobilidade, negócios locais, alimentação saudável e inclusiva, comunicação e informação estão entre as temáticas debatidas. Uma prática comum teve como ponto de partida um dos 17 ODS definidos (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) pela ONU para 2030 

“Começamos falando sobre os princípios e as características dos negócios de impacto social, destacando seu propósito além do lucro e o compromisso com a solução de problemas sociais e ambientais”, explicou a coordenadora-geral da Fundação Gerações, Karine Ruy. É crucial desenvolver essas soluções de uma forma escalável e financeiramente sustentável por meio da oferta de produtos e serviços independentes de doações. 

INICIATIVAS

A Caravana é uma das três iniciativas selecionadas no primeiro edital da Coalizão pelo Impacto em Porto Alegre. O programa, desenvolvido pela FG, é composto por mais três etapas além do workshop: conexão com o ecossistema de inovação da Capital a partir de visitas guiadas; mentorias para os grupos de empreendedores lapidarem suas propostas; e seleção dos projetos/empreendedores para a próxima edição do DUXtec. 

Esse programa configura uma rede de inovação social com o objetivo de fomentar negócios de impacto social periféricos implementado em parceria com o Tecnopuc. Os duxers – como são chamados os participantes do DUXtec – têm a oportunidade de avançar na trajetória de empreendedorismo de impacto social por meio do acesso a novos conhecimentos, networking e apoio para o lançamento de versões-teste (MVPs, sigla em inglês para Minimum Viable Product ou, em português, Produto Minimamente Viável) dos produtos/serviços, com investimento de capital-semente pela Fundação Gerações. 

Paralelamente às Caravanas, um grupo de jovens que participou de uma formação ampliada do DUXtec em 2022 está recebendo apoio técnico e financeiro para desenvolver três negócios de impacto social. Na Jornada de Pré-Incubação, realizada com apoio do Instituto Helda Gerdau, estão sendo formatadas soluções para empregabilidade qualificada dos jovens, empreendedorismo feminino e marketing digital direcionado a negócios periféricos. 

COALIZÃO

A Fundação Gerações é uma organização social criada em 2008 com o propósito de fomentar iniciativas, processos e projetos que fortaleçam o ambiente do terceiro setor na sociedade gaúcha. Atua por meio da mobilização de investimentos, potencialização das organizações e idealização de soluções de inovação social. Tem no seu portfólio duas tecnologias sociais direcionadas às juventudes: o programa Geração DUX – Lideranças inspiradoras, realizado entre 2016 e 2021, que formou mais de 120 lideranças jovens, e o DUXtec – Rede de inovação social, que atua no fomento a negócios de impacto social periféricos. 

A Coalizão pelo Impacto é uma iniciativa nacional por mais e melhores negócios de impacto correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto Humanize e Somos Um com a parceria estratégica da Cosan, Fundação Educar, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil. Até 2026, a Coalizão pelo Impacto aportará R$ 34 milhões para desenvolver, simultaneamente, em parceria com organizações locais, seis ecossistemas de impacto em cidades das cinco regiões do Brasil: Belém, Fortaleza, Brasília, Campinas, Paranaguá e Porto Alegre.