As vendas do comércio para o Dia dos Pais devem movimentar em torno de R$ 7,7 bilhões nos setores de comércio e de serviços no país. É o que revela a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), e realizada pelo Instituto Datafolha, apontando que em média, os consumidores brasileiros devem desembolsar até R$ 176 pelos presentes, sendo que a maioria ainda prefere realizar compras em lojas físicas (71%). Em relação ao meio de pagamento, os cartões de crédito ou débito foram os mais citados pelos consumidores (41%).
Segundo o levantamento, o número de entrevistados que afirmou pretender usar dinheiro como forma de pagamento representou 33% da amostra, acima do total que sinalizou preferência pelo Pix (23%). Em relação ao local de compra, 24% devem realizar transações online, patamar que sobe para 28% entre os homens e para 34% entre jovens de 18 a 24 anos.
“Tivemos grandes avanços no e-commerce nos últimos anos, viabilizados, em grande medida, por toda a estrutura e eficiência que os meios eletrônicos de pagamento oferecem”, afirma vice-presidente da Abecs Ricardo de Barros Vieira
Enquanto 41% dos entrevistados pretendem usar cartões na compra do presente de Dia dos Pais, no Sudeste a preferência vai para 49%. E, entre os consumidores brasileiros que utilizarão o cartão de crédito, 62% têm intenção de parcelar a compra – preferência que, no Nordeste, sobe para 78%.