Definida ordem da lista tríplice para procurador-geral do MPC-RS

Eleição inédita precisou contar com critérios de desempate; escolha final cabe a Eduardo Leite

Foto: Divulgação / MPC-RS

Em eleição inédita, o Ministério Público de Contas do RS (MPC-RS) confirmou, na manhã desta segunda-feira, a lista tríplice a partir da qual vai ser escolhido o novo procurador-geral de contas para o biênio 2023/2025. A definição fica a cargo do governador Eduardo Leite (PSDB). O escolhido vai suceder Geraldo da Camino, que está há 15 anos no cargo.

Em sessão do Colégio de Procuradores, os três procuradores elegíveis obtiveram quatro votos cada. Como critério de desempate, o MPC usou a ordem de classificação no concurso público, já que o trio ingressou no órgão a partir do mesmo certame.

Assim, Daniela Wendt Toniazzo abre a lista, seguida, pela ordem, por Ângelo Gräbin Borghetti e Fernanda Ismael. A lista deve ser entregue a Leite em mãos, pelos próprios procuradores, em audiência na manhã de quarta-feira.

Essa é a primeira vez que a ocupação do cargo ocorre por meio de eleição e formação de lista tríplice. Até então, o tempo de carreira era a base para a posse.

O procurador-geral de Justiça do RS, Alexandre Saltz, a conselheira-substituta do Tribunal de Contas do Estado, Heloísa Trípoli Goulart Piccinini, e o secretário-geral da OAB/RS, Gustavo Juchem, prestigiaram a sessão.