A partir deste domingo, 6 de agosto, as lojas do Mercado Público de Porto Alegre, no Centro Histórico da Capital, vão abrir das 10h às 16h. A medida é facultativa, mas mais de 30 das 106 lojas existentes, cerca de 30%, confirmou à prefeitura que vai abrir as portas.
De acordo com o secretário de Administração e Patrimônio da capital, André Barbosa , essa é uma demanda antiga da sociedade, que vai poder usufruir, também aos domingos, de um símbolo cultural e arquitetônico da cidade, além de todas as opções gastronômicas que o Mercado contempla. “Essa é uma demanda da sociedade. A gente não pode manter um mercado público fechado aos domingos, um prédio histórico, um patrimônio da cidade. O nosso mercado público tem 153 anos e é o segundo mais antigo do Brasil. Nós temos história aqui dentro do mercado, então não tem porquê ele ficar fechado aos domingos. Não há uma obrigatoriedade de abertura”, afirma.
O secretário salienta que ao menos uma loja de cada segmento do Mercado Público vai abrir para oferecer à população uma amostra de tudo o que o local tem à disposição. A ideia é que, até o final do ano, todas as lojas possam estar abertas aos domingos. Para dar segurança aos visitantes e funcionários do Mercado Público, haverá apoio da Brigada Militar e da Guarda Municipal.
“No futuro a ideia é que todas as lojas abram, mas isso passa por uma adaptação, por contratação de pessoal, toda uma organização de cada loja. Então a gente não pode, como poder público, impor isso imediatamente. A gente vai negociando, conversando, oferecendo segurança. Estamos com o apoio da Brigada Militar e também da Guarda Municipal, então o espaço vai estar muito seguro. Nós temos estacionamento na volta, franqueado sem custo algum, então a nossa expectativa é boa”, reforça André Barbosa.
A abertura do Mercado Público faz parte de uma série de ações que a prefeitura vem fazendo para revitalizar o centro da capital, como a reforma do viaduto Otávio Rocha, a recuperação do quadrilátero central, a pintura do muro da Mauá, a demolição do esqueletão, entre outros. “Nós temos aqui um dos melhores açougues, um dos melhores cafés, a erva de chimarrão, o melhor sorvete, chocolate. Nós temos muitas referências da gastronomia aqui no mercado público. Então, o primeiro passo é a abertura do mercado e, quem sabe, a gente não pode abrir o comércio na Rua da Praia no domingo, daqui um tempo. Se o público vier para o centro de Porto Alegre, a tendência é essa”, sustenta o o secretário de Administração e Patrimônio da capital.
Serviço
De segunda a sexta: das 7h30 às 19h, com restaurantes podendo atuar até as 22h
Aos sábados: das 7h30 às 18h,com restaurantes podendo atuar até as 22h
Aos domingos: das 10h as 16h.