Na primeira visita ao Rio Grande do Sul após a eleição, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) recebe demandas locais do setor produtivo. Após uma palestra na Fiergs, na tarde desta sexta, o também ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços teve reuniões na sede da entidade com representantes dos setores leiteiro e coureiro-calçadista. O segundo demonstrou preocupação com a portaria que isenta o pagamento de impostos de importações enviadas a pessoas físicas no valor de até US$ 50.
“Essa preocupação se baseia em um levantamento realizado pela Inteligência de Mercado da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), a qual aponta que a referida portaria ameaça a manutenção de mais de 30 mil empregos diretos na indústria de calçados nacional”, disse o deputado estadual Issur Koch (PP), que entregou em mãos ao vice-presidente um ofício sobre o tema.
De acordo com os dados apresentados pela entidade, as duas maiores plataformas de e-commerce faturaram em 2022 cerca de R$ 2 bilhões com a venda de calçados, valor que corresponde a quase 20% do valor total do varejo on-line de calçados no país. Acompanhado de lideranças do setor, entre elas Roberto Argenta, o grupo pleiteia a revogação da MP.
Issur é um dos idealizadores da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-Calçadista na Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Joel Wilhelm (PP).