A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira uma operação contra roubo de veículos. A ofensiva, chamada de Drive, mira grupos organizados especializados neste tipo de crime na região Metropolitana. Vinte e quatro medidas cautelares, sendo nove mandados de prisão e 15 de busca e apreensão devem ser cumpridos nas cidades de Canoas, Cachoeirinha, Esteio e Eldorado do Sul. Até o momento, oito criminosos já foram presos.
De acordo com informações da Polícia Civil, as investigações começaram há seis meses. Os grupos ligados aos roubos de veículos também usavam esses mesmos carros para outros crimes, tais como roubo a pedestres, a motoristas de aplicativos e a estabelecimentos comerciais.
Os crimes eram cometidos sempre com uso de arma de fogo e a participação de pelo menos dois homens. Em outras oportunidades, um terceiro comparsa também participava da ação criminosa. A Polícia Civil apurou dez roubos de veículos, que ocorreram no período de novembro de 2022 a junho deste ano de 2023.
Todos os roubos investigados foram cometidos na área da 2ª Delegacia de Polícia de Canoas, mais especificamente nos bairros Niterói e Nossa Senhora das Graças.