Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas precisa de doações

Estoque conta com apenas três litros para suprir as necessidades diárias de nutrição de bebês internados na UTI neonatal

Foto: Guilherme Almeida

O Agosto Dourado, mês que enfatiza ações de promoção e apoio ao aleitamento materno, coincide com um momento de baixo estoque no Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre. Nesta semana, bebês prematuros com risco extremo de vida internados na UTI neonatal dispõem de apenas três litros para suprir as necessidades diárias de nutrição, enquanto a capacidade de processamento do banco é de até 100 litros por mês.

As doações são essenciais para os recém-nascidos do hospital enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Mães que estejam amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem doar.

Após o preenchimento de um cadastro, uma equipe do hospital busca o leite direto na residência da doadora. O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês. O leite materno aumenta a imunidade, diminuindo o risco de doenças infecciosas e diarreias e atuando no sistema cognitivo do bebê.

Desde terça-feira, 1º, o Hospital Mãe de Deus passou a ter um posto de coleta de leite humano que pode beneficiar bebês internados no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. A doação dura até seis meses e, com um litro de leite doado, é possível assistir até oito bebês da UTI neonatal, durante 24 horas.

Para doar, basta entrar em contato com o hospital, que fica na avenida Independência, 661, pelo telefone (51) 3289.3334 ou pelo e-mail [email protected].