A partir deste final de semana, o Mercado Público de Porto Alegre irá abrir aos domingos, das 10h às 16h. A medida, divulgada nesta quinta-feira pela prefeitura da Capital, foi tomada após a elaboração do novo regimento interno, com apresentação de regras e procedimentos de utilização e de funcionamento para todos os 106 permissionários. Deste grupo, cerca de 20 comerciantes abrirão as lojas no dia 6 de agosto.
Conforme a Secretaria de Administração e Patrimônio (Smap), a segurança será reforçada pela Guarda Municipal e Brigada Militar, enquanto o Largo Glênio Peres e arredores estarão liberados para estacionamento neste dia. A abertura das bancas é facultativa a cada permissionário.
O funcionamento do Mercado Público aos domingos era uma demanda antiga de quem transita pelo Centro Histórico. “Essa abertura passa a ser uma nova atração para turistas e moradores da Capital que visitarem a região”, destaca o secretário titular da Smap, André Barbosa.
“O Mercado Público é um símbolo da nossa cidade. A abertura aos domingos é mais uma opção turística e gastronômica para quem quer conhecer a Capital. Além disso, traz mais renda para os empreendedores”, concorda a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Tavares.
“Para os permissionários, o que tem sido feito é muito bom, como a operação do segundo andar e a pintura interna e externa. A abertura no domingo será uma grande experiência para ver como será a aceitação por parte da população”, complementa a presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Público, Adriana Kauer.
Mercado Público – horários de funcionamento e acesso
– De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h;
– Sábados, das 7h30 às 18h;
– Domingos, em caráter facultativo, das 10h às 16h;
– Restaurantes, bares e lanchonetes, em caráter facultativo, das 19h às 22h;
– Para as lojas térreas do anel externo que possuem acesso independente, é vedado o ingresso ao interior do Mercado Público (das 19h às 22h), de segundas-feiras a sextas-feiras, e das 18h às 22h, aos sábados, em caráter facultativo;
– Público interno (permissionários e funcionários – 5h30 até duas horas após o fechamento ao público);
– Fornecedores (de segunda a sábado das 5h30 às 9h30) vedada a circulação de mercadorias após este horário;