Aos 16 anos, o cearense Matheus Alencar de Moraes ganhou, no último dia 13, uma medalha de ouro na maior, mais prestigiosa e mais difícil olimpíada de matemática do mundo, realizada em Shiba, no Japão. A tradicional competição acontece desde 1959 e reúne todos os anos representantes de mais de cem países.
O Brasil levou ainda duas medalhas de prata e três de bronze. Destas, três foram conquistadas por estudantes do Colégio Farias Brito, de Fortaleza, onde Matheus estuda. A escola é especializada em preparar alunos para esse tipo de competição.
“Foi em 2019 que eu entendi que tinha um outro jeito de pensar a matemática, mais simples, mais divertido, focado em resolver problemas de forma criativa”.
A conquista rendeu ao país a 16ª posição entre os 112 países representados na disputa. São apenas seis perguntas, divididas em dois dias de provas. Cada participante tem quatro horas e meia para resolver três questões.
Matheus pretende prestar Fuvest e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), mas conta que seu foco mesmo é o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em português), considerado a melhor universidade tecnológica do mundo.