A Polícia Civil deflagrou a ‘Operação Contra Impetum’, nesta quarta-feira, em resposta a uma tentativa de homicídio contra agentes de segurança no bairro Rubem Berta, na zona Norte da capital, ocorrido no dia 19 de julho. A ação conjunta com a Brigada Militar já prendeu sete homens e uma mulher, além de cumprir 25 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Alvorada, Nova Santa Rita e Estância Velha.
Segundo o delegado Thiago Zaidan, que coordena a operação, o atentado ocorreu quando policiais civis foram alvejados na rua Carmelita Grippi, no Parque dos Maias, durante investigações sobre o assassinato de três pessoas, ocorrido no dia 13 de março, na rua Tricolor, no bairro Santa Rosa de Lima. Ainda conforme o policial, o triplo homicídio foi perpetrado por quatro criminosos que, na intenção de atacar rivais que comandam o tráfico no Beco do Gravata, acabaram atingindo usuários de drogas que estavam no local.
Os responsáveis pelas mortes e os presos nesta manhã, explica o titular da 3ª Delegacia de Homicídios, pertencem a uma facção oriunda do bairro Bom Jesus, na zona Leste, mas que também atua em partes da zona Norte.
Zaidan também enfatiza que esse grupo é o mesmo ao qual pertencia o autor do atentado contra os policiais, que acabou sendo baleado e morreu. “Nossa guarnição se deparou com esse indivíduo, que participou do triplo homicídio. A equipe fazia o levantamento dos locais, não estava lá com o objetivo de encontrá-lo. Ao ver a viatura, ele descarregou um pent“, declarou.
Rádio Guaíba apurou que o responsável pelo atentado era Thomas Acosta, um dos executores da facção. Após alvejar os policiais, ele tentou fugir para dentro de um mercado e acabou sendo morto. Outras pessoas que estavam no local, incluindo crianças, não ficaram feridas.
Preso é irmão de liderança do tráfico
Conforme apurou Correio do Povo, um dos presos na operação é Henrique Santos da Rosa, vulgo ‘Galinha’, e atua como contador do tráfico. Ele é irmão de Flávio Daniel Santos da Rosa, o ‘Mano Chinelo’, preso desde 2017 e apontado como um dos líderes da organização criminosa.
Também foram capturados neste manhã Samuel Elias da Conceição Marques, executor da facção, e Vinicius Schaitel, um dos executores do triplo homicídio no dia 13 de março.
Foram apreendidas quatro pistolas, munição, celulares e um veículo, além de R$ 49.567 em espécie.