Fepam emite licença prévia de empreendimento com sete parques eólicos

Investimento previsto é de R$ 4,5 bilhões, e serão gerados mais de 2 mil empregos na obra.

Crédito: Vanderlei Tacchio/Eletrosul

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a Licença Prévia (LP) para a Central Geradora Eólica Harmonia, situada no município de Quaraí. O empreendimento é composto por sete parques eólicos e projetado para uma capacidade instalada de 643,5 MW (o equivalente para alimentar 643,5 mil residências). A energia será gerada por 117 aerogeradores de 5,5 MW cada, localizados uma área de mais de 11 mil hectares.

O investimento previsto é de R$ 4,5 bilhões, e serão gerados mais de 2 mil empregos na obra. A próxima etapa é a entrega, pelo empreendedor, do pedido da Licença de Instalação. Segundo o presidente da Fepam, Renato Chagas, uma das vantagens do empreendimento é sua localização em uma área de baixa sensibilidade ambiental.

Visando a uma maior transparência, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) lançou no último dia 24 de julho, um painel interativo para acompanhamento das Licenças Ambientais do setor de energia. O sistema tem como base de informações as licenças emitidas pela Fepam.

Os dados apresentados no painel dizem respeito às licenças emitidas a partir de 2019 para Linhas de Transmissão e Subestações, Geração Eólica e Geração Hídrica. É possível acessar os dados utilizando filtros, como tipo de licença – Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO) – ano e nome do empreendimento, entre outros.

ATLAS

Outro material sobre o tema é produção de energia por meio de fontes renováveis é o Atlas Eólico do Rio Grande do Sul. O atlas serve de instrumento para políticas públicas e para o incentivo ao investimento em energia eólica, uma vez que indica as regiões com maior potencial de vento e os respectivos potenciais de geração de energia a partir dessa fonte. A publicação contém informações detalhadas sobre os regimes de ventos no Estado e as medições de vento de alta qualidade – realizadas, por longos períodos, em diversos pontos do Estado.