Um percentual de 40% de quem vai dar presente no Dia dos Pais 2023 deve gastar mais nas compras dos presentes. É o que projeta uma pesquisa do Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre estimando um movimento de R$ 190 milhões, principalmente na compra dos tradicionais itens como roupas (44,8%), cosméticos, perfumaria e produtos de higiene (15,7%), calçados (13,4%) e bebidas (9,4%).
Pelo menos, essas foram as opções mais citadas por quem vai presentear alguém. Se dependesse dos pedidos dos pais, essa ordem sofreria alterações. A pesquisa mostra que os pais preferem ser presenteados com os seguintes itens: roupas (29,4%); calçados (18,6%); um almoço/jantar (18,6%) e cosméticos/perfumaria/produtos de higiene (14,7%). O ticket médio deverá ficar em torno dos R$ 228 e, considerando todas as compras com a data, o gasto médio deverá ser próximo aos R$ 267 por consumidor, com variação nominal na casa dos 6,20%, em relação a 2022.
Sobre a época de maior busca, segundo os dados, a semana anterior ao Dia dos Pais será a de maior movimento no comércio. Ela foi citada por 58,3% dos entrevistados. Na sequência da lista vem a opção de comprar na véspera (17,4%), com quinze dias antes (13,4%,) e no próprio Dia dos Pais (4,9%).