Confiança Empresarial cai 0,5 ponto em julho, revela FGV

Queda para 94,0 pontos, acontece após dois meses de alta

Crédito: Freepick

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou uma queda de 0,5 ponto em julho na comparação com o mês anterior, para 94,0 pontos, após dois meses de alta. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 1, pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e, apesar de ter avançado 3,1 pontos ao longo do segundo trimestre, o índice segue distante do nível considerado neutro, de 100 pontos.

“Apesar de discreto, o recuo da confiança empresarial em julho afasta temporariamente a possibilidade de uma recuperação continuada do ICE, sugerida após a alta expressiva no mês anterior. A queda foi influenciada pela piora das expectativas em relação ao ambiente de negócios no horizonte de seis meses, o que preocupa, uma vez que o pessimismo em prazos mais longos pode influenciar decisões presentes de investimento produtivo”, avalia o superintendente de Estatísticas do FGV IBRE, Aloisio Campelo Jr.

Em julho, o Índice da Situação Atual Empresarial (ISA-E) caiu 1,1 ponto, para 94,0 pontos, influenciado pela queda de 1,8 ponto do indicador de Demanda Atual. O Índice de Expectativas (IE-E) caiu 1,6 ponto, para 94,6 pontos. Apesar do avanço de 1,1 ponto do indicador que mede as expectativas para a Demanda Prevista, passando para 95,3 pontos e da relativa estagnação no indicador de Emprego Previsto em 98,1 pontos, o indicador que mede as expectativas com o ambiente de negócios nos seis meses seguintes caiu 0,6 ponto, para 92,2 pontos, demonstrando uma preocupação ainda grande por parte do setor produtivo com este horizonte no tempo.

Conforme a FGV, em julho a confiança empresarial subiu em 41% dos 49 segmentos integrantes do ICE, uma disseminação inferior à de 71% observada no mês anterior.