No ano em que completa 70 anos de atividades, a Banrisul Armazéns Gerais celebra avanços na pauta da sustentabilidade. Reconhecendo a importância de reduzir seu impacto ambiental e de promover práticas corporativas responsáveis, a companhia está empreendendo uma série de medidas para minimizar sua pegada de carbono.
Entre as iniciativas implementadas se destaca o investimento em uma usina de geração de energia fotovoltaica, utilizando 1.120 placas solares, instaladas na cobertura das edificações dos armazéns, com capacidade de 621,3 kWp de potência. O sistema converte a luz do sol em eletricidade, uma fonte renovável sem qualquer emissão de gases de efeito estufa ou de resíduos poluentes. A ação prevê, ainda, a economia de R$ 400 mil ao ano nas despesas com energia elétrica.
Soma-se a isso a substituição de 60% das empilhadeiras utilizadas na operação da empresa, antes movidas a GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), para equipamentos elétricos. A troca de parte das máquinas – utilizadas na movimentação de carga e logística interna – vem gerando uma redução de custos de 90%, quando comparado com o dispêndio em gás. Além de ser uma opção mais sustentável, ao eliminar a emissão de gases poluentes, as empilhadeiras elétricas também promovem um ambiente de trabalho mais limpo e saudável para os colaboradores.
A Banrisul Armazéns Gerais mantém, ainda, atenção especial ao seu consumo hídrico. Recentemente, passou a captar água da chuva em reservatórios, a partir de uma estrutura de calhas já existente. A solução, que possui capacidade de estocagem de 90 mil litros, permite o aproveitamento da água para os meios não potáveis, em quantidade suficiente para atender toda a demanda dos serviços de limpeza interna e externa dos armazéns, irrigação dos espaços verdes, bem como a manutenção de reservatório para uso do Corpo de Bombeiros. A prática reduziu a demanda sobre os recursos hídricos locais, contribuindo para a preservação da água.
De acordo com o presidente da Banrisul Armazéns Gerais, Agostinho Meirelles Martins Neto, ao investir em soluções sustentáveis, a empresa reduz significativamente custos operacionais a longo prazo, e atrai clientes e parceiros que valorizam a consciência socioambiental. Já o diretor Comercial da companhia, Osmar Vieceli, destaca: “trata-se, acima de tudo, de uma questão de responsabilidade social dentro de um novo contexto, no qual ações urgentes são necessárias para garantir um futuro mais sustentável”.