Semana terá dados da balança comercial e produção industrial

Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial estará na pauta de reuniões com empresários

Crédito: Freepik

A semana econômica ficará marcada pelo resultado que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgará na quarta-feira, 2, sobre a taxa básica de juros da economia. Entretanto, a área econômica do governo Federal aguarda também com atenção o resultado da balança comercial de julho. A publicação deverá ser realizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (Mdic) na terça-feira, 1º.

Na agenda de indicadores econômicos, o principal destaque é a produção industrial do mês de junho, dado a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na terça-feira, 1. A estimativa aponta para uma variação mensal de 0,3%. A balança comercial do mês de julho também vai ser divulgada na terça e a média das projeções do mercado aponta para um superávit de US$ 8,2 bilhões.

Já o vice-presidente e ministro do Mdic, Geraldo Alckmin, voltará a viajar pelo país defendendo a implantação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). Nesta segunda-feira, ele participará do Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ele tem previsão de também estar em visita à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) nesta semana.

Também na segunda-feira, 31, o Ministério da Fazenda divulgará o Boletim de Subsídios, produzido bimestralmente pelo Tesouro Nacional (STN) no âmbito do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) e dos empréstimos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No exterior, o destaque fica para a divulgação do payroll de julho dos Estados Unidos, na sexta-feira, 5, que deve influenciar as apostas para as próximas decisões do Federal Reserve (Fed). O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos publica, no mesmo dia, a taxa de desemprego de julho e o salário médio por hora do mesmo mês.Na véspera, quinta-feira, 3, o Banco da Inglaterra (BoE) informa sua decisão de política monetária.