Caixa termina distribuição de R$ 12,7 bi dos lucros do FGTS nesta segunda-feira

Rentabilidade do FGTS em 2022 alcança 7,09%, superando a inflação registrada no mesmo período

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Caixa termina nesta segunda-feira, 31, o depósito de uma fatia dos R$ 12,7 bilhões de lucro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na conta dos trabalhadores. Recebem os trabalhadores que tinha saldo no FGTS em 31 de dezembro de 2022, não incluindo aqueles que começaram a trabalhar com direito a FGTS em 2023.

Cerca de 132 milhões de trabalhadores possuíam conta de com saldo em 31 de dezembro do ano passado receberão o crédito, proporcional ao saldo existente naquela data. Com a Distribuição do Resultado, a rentabilidade do FGTS em 2022 alcança 7,09%, superando a inflação registrada no mesmo período, que foi de 5,79%.

 

O Conselho Curador do FGTS (CCFFTS) aprovou, sem ressalvas, as demonstrações financeiras elaboradas pela CAIXA, na qualidade de Agente Operador, e autorizou a distribuição de 99% do resultado, conforme estabelece a Lei nº 8.036/90. 

 

DISTRIBUIÇÃO

 
O repasse é uma medida legal que tem como objetivo o incremento da rentabilidade das contas de FGTS do trabalhador, por meio da distribuição de parte do resultado positivo auferido pelo Fundo, além da remuneração mensal realizada por meio da aplicação da TR mais 3% ao ano, conforme legislação vigente. O resultado do Fundo é decorrente do retorno de suas aplicações e investimentos em habitação, saneamento, infraestrutura e saúde, fruto da governança do Conselho Curador do FGTS e atuação da CAIXA, como Agente Operador.