Santa Casa de Uruguaiana é habilitada a realizar reconstrução mamária em pacientes oncológicas

Procedimento será feito 100% por meio do SUS

Foto: Everaldo Jacques / Divulgação / Rádio Guaíba

A Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, hospital de referência na Fronteira Oeste, está agora formalmente habilitada a realizar o procedimento de reconstrução mamária voltado às mulheres com diagnóstico de câncer de mama, sendo 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a gestora da instituição, Thaís Aramburu, a publicação no Diário Oficial da União, na primeira quinzena de julho, concretizou um sonho profissional alimentado desde que integrava o Programa da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com Thaís, a mastectomia causa um significativo dano psicológico, entre outros, à maior parte das pacientes que se submetem a este tipo de cirurgia.

As intervenções serão desenvolvidas por uma cirurgiã plástica do Hospital São Patrício de Itaqui e que atende pacientes em Uruguaiana. Estima-se que poderão ser realizadas duas cirurgias, na Santa Casa, a cada mês, proporcionando uma nova perspectiva para as mulheres com esse agravo. Ainda de acordo Thaís, o SUS viabilizando o procedimento cirúrgico resgata a saúde e por consequência a autoestima da paciente.