A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira operação contra uma quadrilha especializada em furto e roubo de caminhões, para desmanche e posterior venda de peças. Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Porto Alegre, Alvorada e Santo Antônio da Patrulha.
A ação, denominada Dupla Face, foi coordenada pela Delegacia de Repressão ao Roubo e Furto de Cargas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Quatro pessoas foram presas, dentre elas um empresário que era envolvido diretamente com o furto, receptação e desmanche dos caminhões. Também foi preso um suspeito responsável pela encomenda dos furtos dos veículos que, conforme a investigação, seria o lider do grupo criminoso responsável pelos delitos.
Para a delegada Vanessa Pitrez Corrêa, coordenadora do Deic, a quadrilha agia de uma forma diferente da habitual. “O grupo criminoso se especializou em furtar os caminhões de transportes de cargas, mas o objetivo desses ladrões não era a carga especificamente, mas sim os caminhões, os veículos em si, que são caminhões Munck, de alto valor econômico”, afirmou na entrevista coletiva realizada nesta manhã.
A coordenadora da operação, delegada Isadora Galian, disse também que a investigação começou a partir de uma denúncia no final do ano passado: “A equipe em novembro de 2022 recebeu uma informação de que esses caminhões estariam em um determinado galpão na cidade de Santo Antônio da Patrulha. Se dirigiram a esse galpão e conseguiram localizar esses dois caminhões, um deles em estado avançado de desmanche, mas os criminosos infelizmente conseguiram fugir na ocasião. A carga que havia sido roubada, que era de estrutura para a construção de silos, também foi recuperada”.
Conforme a delegada chefe do Deic, Vanessa Corrêa, devido às ações realizadas pelo departamento, os crimes relacionados a roubo e furto de caminhões tiveram uma queda de 23% no comparativo ao primeiro semestre do ano passado.
Participaram da Operação Dupla Face 67 policiais civis com o auxílio de 23 viaturas.