Dilma se reúne com Putin e presidente africano na Rússia

Em nota, ela reiterou que o Banco dos Brics não pretende considerar novos projetos russos enquanto durarem sanções referentes à guerra com a Ucrânia

Foto: Alexey Danichev / Sputnik

A ex-presidente Dilma Rousseff se reuniu com o presidente russo Vladmir Putin, em São Petersburgo, na Rússia, nesta quarta-feira. O encontro ocorreu durante a 2ª Cúpula Rússia-África – Fórum Econômico e Humanitário, evento em que Dilma discursou na abertura.

Presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco dos Brics, ela se encontrou também com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

De acordo com nota publicada nas redes sociais da ex-presidente, os dois encontros foram para discutir a próxima cúpula dos Brics, marcada para ocorrer entre de 22 e 24 de agosto, no país africano.

O texto esclarece, ainda, que o NBD não pretende considerar novos projetos na Rússia, em função das sanções relacionadas à guerra com a Ucrânia. “O NDB reiterou que não está considerando novos projetos na Rússia e opera em conformidade com as restrições aplicáveis nos mercados financeiros e de capitais internacionais”, menciona a nota.

Putin não participa da cúpula dos Brics, em agosto, em função do risco de cumprimento, na África do Sul, de um mandado de prisão concedido por juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra em áreas ocupadas na Ucrânia.