Para evitar que se repitam episódios de desabastecimento de água em razão da falta de luz em meio a situações de tempo severo no Rio Grande do Sul, o vice-governador Gabriel Souza recebeu, nesta terça-feira, representantes das concessionárias de energia elétrica CEEE Equatorial e Rio Grande Energia (RGE). O objetivo era alinhar, junto às empresas, o atendimento das demandas da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
De acordo com Gabriel Souza, é necessário priorizar a energização das estações de água para que a população não fique duplamente desabastecida. “Naturalmente isso acontece porque a água é um serviço essencial, a água é vida. Não podemos ter ausência de água na casa das pessoas, que é o que acaba acontecendo quando há ausência de energia elétrica. Agora, nos últimos dias, com os ciclones que atingiram o Rio Grande do Sul, foi também um dos problemas que vivenciamos”, afirmou o vice-governador.
No encontro, Gabriel Souza determinou a criação de um Grupo de Trabalho com o governo do Estado e as três concessionárias – CEEE Equatorial, RGE e Corsan – para dar continuidade aos debates. No fim de agosto, deve ser realizada uma nova reunião com a análise global da situação e a exposição de dificuldades e alternativas de solução.