Prefeitura confirma parceria com a Santa Casa para diagnóstico precoce de câncer de pulmão e mama

Acordo entre a Procempa e a instituição foi anunciado em solenidade na manhã desta segunda-feira, e prevê pesquisa aplicada com inteligência artificial (IA)

Foto: Pedro Piegas / PMPA / Divulgação

A prefeitura de Porto Alegre anunciou, na manhã desta segunda-feira, um acordo de cooperação entre a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) e a Santa Casa de Misericórdia, para a realização de pesquisa com inteligência artificial (IA) aplicada ao diagnóstico precoce de câncer de pulmão e mama. O evento ocorreu no Salão Nobre da Santa Casa e contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e do provedor da Santa Casa, Alfredo Englert.

A parceria faz parte do Procempa SmartLab e do Smart Cities AI Hub, projetos da companhia que têm como objetivo desenvolver soluções inovadoras para a Capital a partir da IA. Segundo Letícia Batistela, presidente da Procempa, este movimento consolida o posicionamento da empresa como uma referência em tecnologia de ponta a serviço do cidadão. “Estamos colocando nossos esforços no desenvolvimento de iniciativas que impactem a área da saúde. Através de ações como essas, integramos novas soluções a sistemas já existentes e abrimos espaço para parcerias com o ecossistema de inovação e saúde, nos posicionando cada vez mais na vanguarda tecnológica”, afirma Letícia.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, reforçou a importância da inovação tecnológica sob a perspectiva da inteligência artificial no mapeamento genético e na prevenção de doenças. “A tecnologia ajuda a identificar com mais facilidade sinais de doenças que humanos não conseguem enxergar. Na forma mais básica da IA, os computadores são para ‘imitar’ o comportamento humano, usando dados extensivos de comportamento simular. Então essa iniciativa, em Porto Alegre, faz com que a saúde se torne cada vez mais eficiente em potencializar o trabalho das pessoas”.

A pesquisa conta com a colaboração do Massachusetts Institute of Technology (MIT), que desenvolveu um modelo de IA capaz de analisar imagens médicas e identificar casos suspeitos de câncer. A Santa Casa, que é referência em oncologia, disponibilizará as imagens para o teste do modelo, que será executado pela Procempa.

Para o diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, Antônio Kalil, a instituição reafirma-se, cada vez mais, como referência. “Esta parceria com a Procempa é uma oportunidade de avançarmos ainda mais na pesquisa científica aliada à inteligência artificial, sempre focando na melhoria da qualidade da assistência aos nossos pacientes”, salienta. “Os estudos preditivos de câncer representam um importante avanço na área da oncologia, e agora, com o uso mais intensivo da IA, ganham ainda maior acurácia, representando esperança de prevenção e cura para muitas pessoas”, conclui.