Grêmio tem decisões dentro e fora de campo nesta semana

Renato não sabe se poderá contar com Suárez na Copa do Brasil quarta-feira na Arena diante do Flamengo. E nem depois

Foto: Mauro Schaefer / Correio do Povo

Dois suspiros, um sorriso contido e um sinal de coração feito com as duas mãos na direção da repórter que o questionou somaram os 22 segundos em que Renato Portaluppi teve que pensar diante de uma pergunta, em tese, fácil de responder: ‘Suárez estará em campo na Copa do Brasil contra o Flamengo?’ O fato é que a rapidez costumeira de raciocínio do treinador precisou de breve reflexão antes de, na terceira tentativa, tentar atualizar o torcedor.

“O Suárez quando quer jogar, me fala. Perguntem para ele. Só falo por mim. Até quarta-feira, são mais quatro dias. Até dia 2, o controle da novela mexicana, virá para minha mão, e aí, será diferente.” O tom da resposta do treinador somando o esforço para responder o assunto que ele mesmo no começo da coletiva disse que não tocaria mais expõe, dentre outras coisas, como a delicadeza da pauta afeta até quem tem 60 anos de idade e 40 de futebol. A novela Suárez está sim afetando o vestiário do Grêmio. Ocorre que, por outro lado, o time é um com ele e outro completamente diferente sem o camisa 9.

A sinuca em que se vê o Grêmio abrange mais do que o técnico. O silêncio da diretoria nos últimos tempos sugere que, até onde for possível, os esforços serão feitos para que as partes se acertem. Com os prejuízos calculados, pois o que Suárez foi capaz de produzir até este momento sempre foi considerado intangível; e uma ruptura da maneira como tem sido desenhada a partir da entrada do Inter Miami no circuito, terá consequências, mesmo que amenizadas com eventual ressarcimento.

O Grêmio aposta as fichas no Pistoleiro. Internamente até então, mesmo que já tenha deixado claro sua vontade, ele não dá brecha para que perca o respeito dos companheiros. Ao contrário. Quem convive com ele garante que o comportamento segue inalterado e que o perfil discreto e de absoluta capacidade de competição segue o mesmo desde sua chegada ao Tricolor da Capital. Da porta do CT para fora, o experiente jogador, porém, mostra que está atento ao cenário. Pela primeira vez de fora de uma partida sábado na Arena, esteve no estádio apoiando o time nos camarotes depois de realizar tratamento no joelho durante o dia, no CT. Ele registrou os dois momentos em suas redes sociais. Ontem pela manhã Suárez treinou e marcou dois gols na atividade.