Festa da Imigração: Museu Visconde de São Leopoldo celebra cultura alemã com evento gratuito, nesta terça

Celebração ocorre a partir das 10h, na Rua Dom João Becker, 491, no Centro do município do Vale do Sinos

Museu é uma instituição comunitária sem fins lucrativos, mantido com doações e apoio de voluntários | Foto: Cássio Tagliari / Divulgação / CP

Os 199 anos da imigração alemã serão celebrados com uma série de atividades e oficinas gratuitas, amanhã das 10h às 19h30min, no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Em sua quarta edição, a Festa da Imigração acontece na sede da instituição, localizada na Rua Dom João Becker, 491, no Centro do município do Vale do Sinos.

Em entrevista à Rádio Guaíba, Ingrid Marxen, secretária de relações institucionais do Museu, anunciou que haverá feira de artesanato, gastronomia típica, apresentações com bandinhas, jogos germânicos, oficina de dança folclórica alemã, oficina de pintura alemã, oficina de artes para crianças e brinquedos infláveis, além de um show de stand-up com o humorista Neni. “Quem vier com roupa típica alemã também vai ganhar um chopp grátis”, garantiu.

Nesta terça-feira, de acordo com decreto assinado pelo prefeito Ary Vanazzi, toda a comunidade terá direito a passe livre – tarifa zero – no transporte coletivo.

Fundado em 20 de setembro de 1959, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo possui um acervo histórico composto por cerca de 10 mil objetos, 25 mil livros, 85 mil fotos, nove mil periódicos e 12 mil documentos, além de outros documentos raros relacionados à história da imigração e colonização alemã na região.

O local também abriga materiais sobre o município de São Leopoldo após o fim da Colônia, funcionando de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, com acesso gratuito.