O tempo na segunda-feira fica marcado por uma mudança brusca de temperatura. Se ao longo da semana passada, os gaúchos viram os termômetros saírem dos 4º negativos e passarem dos 30º, dessa vez, a mudança ocorre ao longo do mesmo dia.
Quem se deslocar à tarde, por exemplo, de Bagé para Santa Rosa vai deixar a cidade da Campanha com muito frio e chegar à cidade do Noroeste gaúcho com calor. As condições térmicas serão radicalmente distintas entre o Sul e o Norte do estado.
A mudança ocorre em função da troca de massas de ar, em que o ar polar deu espaço ao ar quente, que no sábado fez com que o Centro e o Norte da Argentina, o Paraguai, Uruguai e parte do território gaúcho fosse a área do planeta fora dos polos com a temperatura mais acima da média.
A fronteira com o Uruguai, a Campanha e cidades mais ao Sul do estado têm na tarde desta segunda-feira temperaturas apenas entre 10º e 13º com chuva em vários pontos e sensação de muito frio. No mesmo horário, localidades do Noroeste gaúcho apresentam sol e nuvens com marcas nos termômetros entre 27º e 29º. A faixa central do estado, incluindo a área de Porto Alegre, será a zona intermediária entre o ar frio e quente com temperatura durante a tarde entre 17º e 22º, conforme a localidade.
Em Porto Alegre, segunda-feira com muitas nuvens baixas, céu nublado a encoberto. Pode chover fraco na capital. Mesmo dentro da capital se notará a diferença térmica entre as metades Sul e Norte do estado. Os bairros mais ao extremo Sul da cidade devem ter entre 17º e 18º à tarde, enquanto no Norte da capital pode fazer até 20º.
Em Porto Alegre, o tempo deve permanecer nublado e há chance de pancadas de chuva de tarde e à noite. A mínima será de 14º e a máxima, de 20º
Máximas e mínimas pelo RS:
Bagé 10º/ 13º
Pelotas 12º/ 14º
Santa Rosa 16º/ 28º
Torres 16º/ 22º