Mesmo com a ocorrência de severas estiagens, o cultivo da soja na Campanha Gaúcha segue crescendo, o que consolida a região como a nova fronteira agrícola do grão no Rio Grande do Sul. Segundo dados do IBGE, na safra 2022/23 a área plantada na região atingiu 240 mil hectares, praticamente três vezes mais do que há dez anos, quando a área cultivada era de 92.100 hectares.
A cada safra, o cultivo de soja se firma como fator importante no desenvolvimento e na diversificação da economia regional. Esse cenário e o sistema produtivo da soja na região serão os principais temas do 10º Simpósio da Soja na Região da Campanha – Produzindo + valor ao Pampa. O evento, gratuito, acontece nos dias 1º e 2 de agosto, na sede da Rural de Bagé, e também contará com transmissão on-line. As inscrições podem ser feitas pelo site simposiodasoja.com.br .
“Vamos tratar de temas latentes, entre eles a gestão de custos e de riscos, que são maneiras de mitigar os prejuízos causados por imprevistos, como a estiagem”, resume Felipe Dias, coordenador do evento. “A redução de custos através da rotação de culturas, por exemplo, é enxergar a soja dentro do contexto de um sistema produtivo, além disso abordagens como a agricultura 365 dias também se fazem necessárias”, complementa.
A programação traz assuntos variados e de grande interesse para produtores rurais que investem na soja e em diferentes culturas. No primeiro dia (01/08), após a abertura oficial, Luiz Osório Dumoncel, CEO Founder da 3tentos, profere palestra sobre Agropecuária – Alimento & Energia.
No segundo dia (02/08), a programação será intensa. Pela manhã, o economista Ruy Silveira Neto, da Farsul, fala sobre as perspectivas e projeções para o mercado da Soja e em seguida o especialista em drones Ciro Vasconcellos Vaz, gerente de operações da VOA Tecnologia, aborda o uso de Drones Agrícolas. À tarde, o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Pes, conversa sobre o manejo do solo para altas produtividades. Para falar sobre sistemas de produção rentáveis e sequestradores de carbono, estarão juntos os engenheiros agrônomos Geomar Mateus Corassa, gerente de pesquisa da CCGL e Giovani Stefani Faé, gestor de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, de Passo Fundo (RS). O encerramento será marcado por um painel de debates entre os especialistas.
A cada ano, o número de participantes no Simpósio da Soja na Região da Campanha, vem aumentando. Em edições anteriores, até 700 pessoas iam à Rural de Bagé para acompanhar as palestras. A partir das transmissões on-line, observa-se um crescimento na participação virtuais e o número de acessos ultrapassou os dois mil. “O Simpósio da Soja é uma oportunidade de o produtor adquirir conhecimento de qualidade, ver de perto cases de empresas e produtores que vêm obtendo sucesso e fazer networking com os principais agentes do agro, essa participação é muito importante para a troca de ideias”, acredita Felipe Dias.
Realidade nos municípios de toda a Campanha, a expansão da soja é fruto da necessidade de diversificação dos cultivos e de um aumento da rentabilidade de sistema produtivos. “A soja se encaixa muito bem nesse contexto independente da vontade dos agentes, revendas ou mesmo dos produtores, é acima de tudo uma questão de mercado. Em algum momento, mais adiante, ela vai estacionar, mas não podemos esquecer que também estão entrando outros cultivos, como milho e trigo, e tudo impacta na área cultivada”, finaliza Dias.
Serviço:
• O que: 10º Simpósio da Soja na Região da Campanha – Produzindo + valor ao Pampa
• Quando: 1º de agosto (3a feira), das 19h30min às 21h e 2 de agosto (4a feira), das 8h30min às 18h
• Local: Presencial: Associação e Sindicato Rural de Bagé – Rua Portugal, 450 On-line: simposiodasoja.com.br
• Inscrições (gratuitas): simposiodasoja.com.br