Hamilton encerra jejum de ano e meio e conquista a pole no GP da Hungria de Fórmula 1

O heptacampeão não conquistava a primeira posição no grid classificatório desde o GP da Arábia Saudita em 2021

Hamilton vibra com conquista da Pole / Foto: divulgação TV on board

Com uma classificação agitada e cheia de supressas, Lewis Hamilton encerrou um jejum de um ano e meio e conquistou a pole na Hungria na manhã deste sábado (22). Max Verstappen e Lando Norris completaram o top 3.

A sessão foi diferente neste final de semana, já que tivemos a mudança do uso dos pneus e deu uma mexida interessante no grid. O Q1 os pilotos usaram compostos duros, no Q2 médios e no Q3 macios.
Na primeira fase, tivemos uma chuva de voltas deletadas por limite de pista excedido. Verstappen liderou o início da quali, mas minutos depois Guanyu Zhou tomou o lugar do bicampeão. George Russell sofreu e não conseguiu se classificar para a próxima etapa. Além do britânico, Alex Albon, Yuki Tsunoda, Kevin Magnussen e Logan Sargeant ficaram fora.

Sérgio Pérez já começou liderando a segunda sessão, sendo o primeiro a marcar tempo na pista, com 1m17s675. Também tivemos novamente a presença das voltas deletadas, as vítimas foram Lance Stroll e Verstappen.
As McLarens começaram a liderar a partir dos seis minutos, com Lando Norris em primeiro e Oscar Piastri vindo em seguida. Max tentou pegar a posição do britânico, mas não adiantou. Carlos Sainz, Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Pierre Gasly foram eliminados. Após diversas corridas, o companheiro de Max passou para o Q3.

A terceira e última fase foi bem agitada. Lando Norris começou liderando, mas minutos depois o atual campeão fez o melhor tempo do final de semana. Lewis Hamilton veio em seguida e conquistou a segunda colocação. Max não melhorou o tempo, Lando Norris tentou encostar, mas a pole ficou para o heptacampeão que tirou o coelho da cartola nos minutos finais, ficando a três milésimos do holandês.

Com essa conquista, Lewis emplaca a 104 pole em sua carreira. A última vez que ele largou na frente foi no GP da Arábia Saudita, no final de 2021. A corrida acontece neste domingo (23), às 11:00 (Horário de Brasília).