A 13ª edição Rolando Garra, torneio de integração dos alunos da Fundação Tênis, será realizada na próxima quinta-feira e sexta-feira, dias 27 e 28 de julho, das 8h30min às 17h, no Parque Esportivo da PUC/RS, em Porto Alegre. O evento reunirá mais de 700 crianças e adolescentes, alunos e ex-alunos da ONG.
O objetivo é confraternizar, praticar o esporte e desenvolver os valores olímpicos da amizade, respeito e excelência. São previstos cerca de mil jogos, divididos entre 24 categorias definidas conforme o nível técnico e idade dos participantes.
A cerimônia de abertura acontece no dia 27, às 8h30min, com a presença de Vanderson Chaves, atleta paraolímpico que atua na equipe de PARAESGRIMA do Grêmio Náutico União. Aos 28 anos, Vanderson já participou de duas Paraolimpíadas, Rio 2016 e Tokyo 2020, e busca vaga para Paris 2024. Além disso, Vanderson é ex-aluno da Fundação Tênis.
Na ocasião, o atleta entregará uma medalha aos alunos destaque de cada núcleo da Fundação. Essa escolha é feita previamente pelos próprios jovens. Os alunos elegem, em um primeiro turno, o colega que melhor representa os valores olímpicos. No segundo turno a escolha é feita entre os dois mais votados de cada turma. Dessa forma é eleito o aluno Pierre de Coubertin. Com direito a cédula e cabine de votação.
Já participaram anteriormente do Rolando Garra os atletas Guga Kuerten, Paulo Roberto Falcão, Daiane dos Santos, Carol Albuquerque, Mayra Aguiar, Gustavo Endres e Ricardinho Alves.
Além dos jogos, os jovens dos 8 núcleos da Fundação Tênis localizados em Porto Alegre, Sapiranga e Igrejinha poderão participar de atividades e brincadeiras paralelas aos jogos. Os jogadores receberão uma pulseira que dá direito a lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, camiseta alusiva ao evento e medalha de participação. Os campeões e vice-campeões de cada categoria recebem ainda um troféu durante a cerimônia de encerramento, programada para o dia 28, às 17h.