Apenadas do semiaberto participam da exibição do documentário “Olha pra Elas”

Imagen: Rafaela Vieira - ASCOM DPE/RS

Dezoito apenadas que cumprem pena no sistema semiaberto do Instituto Penal Feminino de Porto Alegre participaram, na tarde da última quinta-feira (20), da exibição do documentário “Olha pra Elas”. Produzido pelos jornalistas Renato Dornelles e Tatiana Sager, o filme aborda a vida de cinco mulheres encarceradas.

O evento, que teve participação do Núcleo de Execução Penal da Defensoria Pública (NUDEP), ocorreu no auditório do 2º andar do prédio-sede da instituição, no centro de Porto Alegre.

O documentário fala sobre o aprisionamento feminino e a realidade das presidiárias, com cenas rodadas em seis unidades prisionais femininas do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

Tatiane da Silva Santos, que cumpre sua pena em regime semiaberto, relatou sua experiência ao ver o filme. “Nem imaginava que ia ser tão interessante, não só a minha história como a de outras pessoas. Foi bem emocionante, porque às vezes a gente não sabe o que o outro tá passando”, disse.

Além da exibição do documentário, as apenadas acompanharam o debate com a presença da dirigente do NUDEP, defensora pública Cintia Luzzatto; da juíza de Direito Priscila Palmeiro; da mediadora, Renata Guadagnin; e da diretora do filme, Tatiana Sager.

No mês de março deste ano, também com a presença de apenadas, a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM) e do NUDEP, realizou, em Porto Alegre, um evento para debater machismo estrutural e as dificuldades que são encontradas pelas mulheres para denunciar violências. Na ocasião, também houve exibição do documentário “Olha pra Elas”.