Febraban alerta contra golpes no programa Desenrola

Golpes por meio de links falsos ou instrumentos de engenharia social

Foto: Pixabay / Reprodução

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou nota alertando para golpes no Programa Desenrola, de renegociação de dívidas, lançado nesta segunda-feira pelo Governo Federal. A Federação aponta que criminosos podem aproveitar o programa para aplicar golpes por meio de links falsos ou instrumentos de engenharia social. Ou seja, usando técnicas para induzir o usuário a fornecer dados confidenciais.

Conforme a entidade, os cidadãos interessados em renegociar dívidas devem buscar informações apenas dentro dos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa – como agências, internet banking ou aplicativos bancários. Se for negociar no internet banking, a orientação é para que o usuário sempre conforme o endereço da instituição financeira.

“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e em links patrocinados em sites de busca”, diz Adriano Volpini, diretor do comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban. “Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação de dívidas.