Confiança dos empresários do Comércio tem queda em junho, diz Fecomércio-RS

Resultado foi influenciado principalmente pela percepção de piora no momento atual

O empresário do comércio demonstrou estar menos confiante em junho. Conforme o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC-RS), da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pela Fecomércio-RS,  registrou 107,6 pontos, o que representou um recuo de 3,0% na margem e queda de 9,3% na comparação interanual. Com isso, o índice atingiu o menor valor desde junho de 2021 (101,4 pontos). A análise dos seus componentes revela que a confiança do setor tem respondido, especialmente, a intensificação dos desafios do momento atual percebidos pelos empresários. 

O indicador de Condições Atuais recuou 5,3% na comparação mensal e atingiu os 80,7 pontos (menor valor desde jun/21 – 69,1 pontos). Em relação ao mesmo período de 2022 houve queda de 23,0%. Em jun/23, a percepção de condições atuais menos favoráveis se intensificou. “Apesar do recente alívio na inflação, prevalecem os desafios decorrentes de uma conjuntura marcada por crédito caro, quadro de endividamento com inadimplência elevada e confiança contida dos consumidores – cenário que impacta diretamente as vendas do setor” comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. 

Nas Expectativas, o índice registrou 136,8 pontos e caiu 4,4% na margem, segunda queda consecutiva. Em relação a junho de 2022, o recuo foi de 4,3%. Com o indicador acima dos 100,0 pontos, a leitura de perspectivas predominantemente positivas permanece, com o resultado recente apontando para um movimento de ajuste diante da leitura do cenário atual. Quanto aos Investimentos, os resultados apontam, por ora, certa estabilidade, mesmo diante dos resultados dos outros dois componentes do ICEC-RS; em junho de 2023, o Índice Geral de Investimento teve pequena variação positiva na margem (0,7%), atingindo 105,2 pontos.