Equipes da Brigada Militar fazem buscas, no bairro Nonoai, a um homem que conseguiu fugir de um dos confrontos ocorridos, na tarde desta quarta-feira, entre integrantes de uma facção criminosa e policiais da corporação. De acordo com o capitão Ademir Henz, do Comando do 1º Batalhão da Brigada Militar, que responde pela zona Sul da capital, foram dois conflitos na área. Cinco suspeitos foram mortos – três deles adolescentes – e quatro foram presos pelos militares.
Equipes dos batalhões de aviação e de choque, além de tropas especializadas, saturaram a área para tentar localizar o fugitivo. Ainda conforme Henz, a BM recebeu informações de que havia uma disputa territorial diária, tanto na região conhecida como Alameda do Sorriso, quanto em uma área denominada ‘Cantão’.
O capitão detalha que, no primeiro confronto, três foram mortos e dois presos, enquanto o segundo terminou com duas mortes e duas prisões. Dos cinco que morreram, um suspeito tinha 15 anos, dois tinham 16, um tinha 19, e outro segue sem identificação.
“Há alguns dias houve disparos, houve um baleado na semana retrasada ali na [rua] Otávio de Dutra e, [a partir] dessa disputa, houve várias ações… A Brigada Militar intensificou o policiamento ali na região. Na noite de ontem, houve uma tentativa de atentado. Nós tínhamos uma informação… Esse atentado ele não ocorreu. Houve, na verdade, disparos. Dois foram baleados e quatro foram presos pela Brigada Militar. Hoje, os indivíduos da região do Complexo da Cruzeiro tentaram revidar essa ação, de ontem à noite. A partir disso, tínhamos informações que eles vestiam fardas da Brigada Militar, e que tinham armas longas, e intensificamos o policiamento na região. Em um determinado momento houve uma tentativa de abordagem a cinco indivíduos. Dos cinco, dois se renderam e três não, [e estes] decidiram pelo confronto. Com esses cinco indivíduos, foram apreendidas quatro armas curtas e submetralhadoras”, relatou o capitão.
Henz esclarece que a outra ação da BM no bairro Nonoai tinha como objetivo encontrar o responsável pelo plano de retaliação. “Fizemos ações na região onde ele mais se concentrava, próximo ao Cantão. A partir disso, houve uma nova ação da Brigada Militar, na região onde ele fica e foram encontrados cinco indivíduos, sendo que dois deles se renderam. Com eles, foram apreendidas armas, pistolas, fardas da Brigada Militar, drogas… Três deles fugiram, pulando os fundos da casa. Durante as buscas desses três indivíduos, houve um confronto com uma equipe nossa. Desse confronto, ninguém restou baleado. Logo em seguida, esses indivíduos voltaram para um beco e se depararam com uma outra equipe nossa e aí, sim, dois deles foram baleados, socorridos e também entraram em óbito. O terceiro indivíduo conseguiu fugir”, relatou.
Protesto
No fim da tarde, moradores locais, em uma manifestação de indignação e protesto contra a atuação policial, atearam fogo em pneus, exigindo justiça em razão da morte de três adolescentes durante o confronto.
Material apreendido
2 submetralhadoras calibre 40mm
2 revólveres
8 pistolas
208 munições calibre 9mm
45 munições calibre 40mm
9 munições calibre 38 mm
70 porções de substâncias semelhantes a cocaína
25 porções de substâncias semelhantes a crack
5 conjuntos de farda