Estado tem a segunda maior migração para o mercado livre de energia do país, aponta CCEE

Expansão tem sido puxada por empresas ligadas ao comércio, serviços e manufaturados

Consumo de energia elétrica bate recorde Foto: Divulgação / UFP / CP

O Rio Grande do Sul foi o segundo estado brasileiro com o maior número de unidades que migraram para o mercado livre de energia no primeiro semestre de 2023. Os dados são do balanço da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e revelam que o segmento concentra grandes consumidores, como a indústria, shoppings e redes de varejo, que podem escolher o seu fornecedor e firmar contratos personalizados para suas demandas.

Ao todo, 343 empresas gaúchas aderiram ao ambiente no período, volume menor apenas que o de São Paulo. Na comparação com os seis primeiros meses do ano passado, o ritmo de ingressantes no estado cresceu 66,5%. A maioria dos novos pontos de consumo representa empresas dos ramos de comércio, serviços e a indústria de manufaturados diversos.

Para Talita Porto, vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE, a expansão do mercado livre em 2023 está mais acelerada em todo o país. “São consumidores que estão em busca de mais flexibilidade, de preços atrativos e, cada vez mais, querem optar pela compra de energia renovável. Essas vantagens explicam o interesse cada vez maior no ambiente”, avalia.