João Donato morre no Rio aos 88 anos

O artista foi um dos precursores da Bossa Nova por sua atuação como pianista e compositor, além de expandir os limites da MPB ao fundir jazz, samba e ritmos caribenhos

João Donato era pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor | Foto: YouTube / Reprodução

Morreu na madrugada desta segunda-feira, 17, no Rio de Janeiro, o músico João Donato. A informação foi confirmada pela família do músico. O artista morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Recentemente, ele teve uma infecção nos pulmões.

Pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor, João Donato de Oliveira Neto nasceu em 1934 em Rio Branco, no Acre. Foi um dos precursores da Bossa Nova, por sua atuação como pianista e compositor desde o início dos anos 1950. Entre as suas composições mais conhecidas estão: “Amazonas”, “Lugar Comum”, “Simples Carinho”, “Até Quem Sabe” e “Nasci Para Bailar”. Entre seus parceiros musicais estão Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

Ao longo da carreira, de mais de 70 anos, expandiu os limites da MPB ao fundir jazz, samba e outros ritmos latinos e caribenhos.

Em 2022, ele lançou “Serotonina”, seu primeiro álbum solo de canções inéditas em 20 anos. Com dez temas escolhidos a dedo em seu acervo histórico, e estreia novas parcerias com compositores como Céu, Anastácia, Rodrigo Amarante, Mauricio Pereira, Felipe Cordeiro, os poetas Jorge Andrade e Arruda, e o produtor do disco, Ronaldo Evangelista. O álbum foi inspirado pela ideia da música como cura, antidepressivo holístico encontrado na natureza, a busca pelo carinho molecular da serotonina foi não só título, como tema, conceito e filosofia para Donato no novo disco: “Serotonina é a substância do prazer, do bem-estar. E uma boa música pode trazer tanto prazer que é como uma dose de serotonina pura, 10ml, na veia, de manhã e em jejum! Então, o importante é tocar músicas que trazem essa serotonização, pra ouvir e se encharcar de prazer. Se você for na farmácia e perguntar se vende felicidade, vão te responder: não. Mas se você ouvir esse disco, é uma receita para felicidade sem contra-indicação”,  disse o músico.

Recentemente Donato também lançou um disco com Jards Macalé. Em “Síntese do lance”, eles mostram que a musicalidade e a genialidade da dupla seguiu viva, com um disco que combina nuances da bossa nova, do samba, do jazz e da latinidade.

Há cerca de um mês, Donato cancelou sua participação em show em Los Angeles, no Estados Unidos, ao lado da cantora e compositora Joyce Moreno, já por problemas de saúde.

No dia 30 de junho, em seus perfis nas redes sociais, o músico postou que havia ficado internado por 26 dias, mas que, naquele momento estava bem, ao lado do filho, em casa.

A última publicação do pianista no Instagram foi em 2 de julho ao piano.