Morre aos 76, em Paris, a cantora e atriz Jane Birkin

Artista teve o corpo encontrado em casa neste domingo

Foto: Divulgação

A cantora e atriz franco-britânica Jane Birkin, de 76 anos, morreu, neste domingo, segundo informações divulgadas pelo canal BFMTV citando fontes próximas da artista. Jane era parceira do cantor francês Serge Gainsbourg e o dueto em “Je t’aim moi non plus” marcou a história da música francesa. A cantora, que teve o corpo encontrado, em casa, em Paris, disse recentemente ter sido obrigada a cancelar shows devido a problemas de saúde.

Britânica, Jane desenvolveu praticamente toda a carreira artística na França. Em 2021, ela sofreu um AVC, mas retornou pontualmente ao trabalho.

Jane era filha do militar francês Dave Birkin e da atriz inglesa Judy Campbell e nasceu em Londres em 14 de dezembro de 1946. Com a mãe, teve contato direto com o cinema desde criança.

Em 1968, Jane decidiu radicar-se na França, onde conheceu o cantor Serge Gainsbourg, com quem viveu uma história de amor que resultou em trabalhos de sucesso. Embora o casal tenha se separado em 1980, o compositor e cantor escreveu para ela um dos álbuns de maior prestígio três anos depois. Paralelamente à carreira musical, Jane seguiu atuando.

Os problemas de saúde a obrigaram a interromper temporariamente a carreira em 2012 devido a uma pericardite aguda. Em dezembro do ano seguinte, perdeu a filha mais velha, Kate, do relacionamento que teve com o compositor inglês John Barry. Em 2017, Jane informou que vinha se tratando de leucemia.

*Com informações da Agência Estado (AE)