Frank Jorge e Os Obsoletos: álbum inédito será lançado após quase 34 anos

Gravado em 1989, registro ganhou pré-lançamento nas plataformas digitais

Foto: Divulgação

Um registro do conjunto Frank Jorge e Os Obsoletos gravado em setembro de 1989 ganhou pré-lançamento, na última sexta-feira, nas plataformas digitais. Intitulado de ‘Passos no Cimento’, o álbum estreia com a faixa homônima, antecipando o lançamento de outras nove músicas do grupo liderado por um dos mais conhecidos artistas do rock gaúcho que, anos depois, formaria a consagrada Graforréia Xilarmônica.

Em maio, Alemão Jef, um dos três integrantes da banda, resolveu remexer nas suas dezenas de fitas cassetes guardados há décadas. Um registro com o nome ‘Obsoletos’ despertou curiosidade, uma vez que ele não lembrava do projeto.

Ao ser reproduzido em um equipamento de conversão de cassetes para MP3, a fita revelou dez canções inéditas. “Essa é uma história cheia de nuances e rica em detalhes”, relembrou o músico.

Gravado na Isaec, um dos mais modernos estúdios de Porto Alegre nos anos 1980, o disco acabou não sendo lançado por conta das dificuldades mercadológicas, e os músicos seguiram em outros projetos.

O trabalho conta com a influência do estilo ‘mod’, que tem como expoentes os grupos ingleses The Jam, The Who e a banda brasileiro Ira. Também há pitadas de Jovem Guarda, movimento musical o qual Frank sempre demonstrou apreço.

Formação da banda

Frank Jorge – Guitarras e vocais
Alemão Jef – Baixo
Bayard Jones – Bateria