Rotas da Inovação vai percorrer RS para traçar novas estratégias

Primeira cidade visitada será Estrela, na próxima segunda-feira, 17

Crédito: Freepik

Até o mês de outubro deste ano, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict) percorrerá os oito ecossistemas de inovação do Estado para avaliar as ações desenvolvidas a partir de seus programas e traçar novos passos para impulsionar a inovação no estado. O projeto, intitulado Rotas da Inovação, começará por Estrela, na região dos Vales, na segunda-feira, 17, com o objetivo de fortalecer os laços com a quádrupla hélice, composta por governo, iniciativa privada, academia e sociedade civil organizada, em cada uma das regiões.

“Para que as conexões se estabeleçam, é importante gastarmos sola de sapato, como eu costumo dizer. É fundamental nossa presença no interior. Temos que conversar com os atores envolvidos no ecossistema de inovação e trocar experiências”, afirma a titular da Sict, Simone Stülp.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Nos eventos, Simone irá apresentar e discutir de forma ampla o planejamento estratégico da Sict para o ciclo 2023-2026. Entre os pontos a serem destacados, está a interiorização das políticas públicas de inovação, ciência e tecnologia, que deve se aprofundar com o investimento em inovação social – a proposta é levar a atuação da secretaria para as periferias urbanas e rurais.

Além disso, os municípios serão incentivados a elaborar suas próprias leis de inovação, a partir dos marcos legais de inovação federal e estadual. Para auxiliar os gestores municipais, a assessoria jurídica da Sict está preparando uma cartilha com orientações que será disponibilizada nos eventos.

Após Estrela, nos Vales, a comitiva Rotas da Inovação passará pelas demais regiões do estado, com visitas às cidades de Santa Maria, Santana do Livramento, Capão da Canoa, Frederico Westphalen, Flores da Cunha, Pelotas e Horizontina. As datas e locais serão divulgados nas próximas semanas. A programação está sujeita a alterações.

A ação  contará com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs); Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec); Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Badesul; e Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústria do RS (Citec/Fiergs).