Sede Nova: com 21 feridos, município do Noroeste decreta situação de calamidade pública

Conforme o prefeito, cidade contabiliza estragos que já passaram "de milhões"

Foto: Prefeitura de Sede Nova/Divulgação

O município de Sede Nova, de menos de 3 mil habitantes, no Noroeste gaúcho, citado pelo governador em exercício Gabriel Souza como sendo o mais afetado pela passagem do ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul, atualizou para 21 o número de feridos em razão do vento forte. A maioria passa bem. Um homem recebe atendimento no Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela, mas não corre risco de vida.

Na tarde dessa quarta, os vendavais destelharam casas, áreas comerciais e públicas e derrubaram árvores, o que levou o município a decretar estado de calamidade pública.

De acordo com o prefeito Leandro Cortelli Baungrat, a cidade seguia sem luz, água e Internet, na tarde desta quinta. A Corsan enviou dois caminhões pipa para ajudar no abastecimento e as equipes da RGE seguem trabalhando para recuperar a infraestrutura danificada, ainda sem previsão de retorno do serviço.

Baungrat também orienta que a população atingida busque doações no salão paroquial de Sede Nova. “Muitas famílias perderam tudo que tinham em casa. Uma coisa que todo mundo vai levar para a história o que aconteceu no nosso município”, detalhou, em entrevista à Rádio Guaíba.

Conforme a RGE, há 900 clientes sem energia em Sede Nova. Galhos e árvores de grande porte danificaram a rede, prejudicando o fornecimento de energia.

Foto: Prefeitura de Sede Nova/Divulgação

Ainda conforme o prefeito, a cidade contabiliza os estragos que já passaram “de milhões”. Baungrat salienta que, em um primeiro momento, acreditou que havia pessoas mortas entre os destroços do temporal.

Ele também reforça o pedido de doações. “É bem preocupante e a gente pede auxílio de roupas, colchão, cobertores, alimentos para a comunidade, o que a gente precisa aí no dia a dia, numa situação dessa”, declarou.

Foto: Prefeitura de Sede Nova/Divulgação

A Defesa Civil Estadual está em contato direto com o município e enviou 100 kits de higiene e 100 cestas básicas até o momento.

Para fazer uma doação pelo PIX, a chave 140189110001-50, ou pela conta do Fundo Municipal de Assistência Social, agência 0225 e conta 04150330.0-3.