RS segue com 646 mil clientes sem luz; CEEE Equatorial confirma pior cenário desde a concessão

Mais de 500 equipes da concessionária seguem trabalhando para restabelecer o serviço

Foto: Divulgação/Defesa Civil Estadual

Em razão do ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul desde a noite dessa quarta-feira, o Grupo Equatorial Energia enfrenta o pior cenário de destruição da rede desde que assumiu a concessão da CEEE, em julho de 2021. Foram impactados 715 mil pontos de energia, o que representa 40% do total de 1,8 milhão atendidos pela concessionária. No fim da tarde desta quinta-feira, a empresa atualizou para 595 mil o número de unidades ainda sem luz. Na área atendida pela RGE, seguem desabastecidos outros 51 mil. Com isso, o impasse permanece para 646 mil clientes.

De acordo com Sérgio Oliveira, superintendente Comercial da CEEE Grupo Equatorial, mais de 500 equipes da concessionária seguem trabalhando para restabelecer o serviço.
“Esse é, sem dúvida, o pior evento climático. Agora, por exemplo, a gente está com mais de 500 equipes trabalhando e a gente sempre acaba priorizando aquelas ocorrências que são mais sensíveis, que envolvem riscos à segurança. Aquela ocorrência, por exemplo, que atinge hospitais, estações de bombeamento de água, tratamento de esgoto. Os próprios órgãos do Estado e Prefeitura estão envolvidos, também, na contingência”, relata.

Sérgio Oliveira explica que as rajadas de vento, que ultrapassaram 100km/h em diversos locais, foram responsáveis pela grande extensão de danos, que foram mais intensos nas cidades de Pelotas e Rio Grande, ambas no litoral Sul.

“O vento em si atinge a rede de forma muito forte, Isso causa danos, mas ele também derruba árvores, lança objetos contra a rede, telhados, lonas, enfim. E tudo isso acaba danificando a rede, e torna essas ocorrências mais difíceis de restabelecer. Em alguns casos a gente precisa construir uma nova rede para atender a localidade. A região Sul, principalmente o município de Pelotas, e o litoral Sul, no município de Rio Grande, foram as áreas mais atingidas. Em Pelotas, a gente chegou a registrar 130 mil consumidores sem energia. E em Rio Grande esse número também passou dos 100 mil”, explica o gestor.

Oliveira salienta que não há uma previsão para o restabelecimento total da energia, mas que as equipes seguem trabalhando sem parar para que isso ocorra da forma mais breve possível.

Na área de concessão da RGE, o boletim mais recente assegura que as equipes da companhia seguem completamente mobilizadas para restabelecer o fornecimento a 51 mil consumidores, principalmente na região da Serra.

CIDADES COM MAIS OCORRÊNCIAS DA CEEE Equatorial
– Região Sul (total – 153 mil consumidores interrompidos): Pelotas (118 mil), Piratini (10 mil), Capão do Leão (10 mil) e Pedro Osório (9 mil)
– Litoral Norte (total – 157 mil): Osório (30 mil), Tramandaí (28 mil), Capão da Canoa (18 mil), Santo Antônio da Patrulha (16 mil), Cidreira (16 mil), Imbé (15 mil) e Torres (12 mil)
– Metropolitana: (total – 80 mil): Viamão (34 mil), Porto Alegre (27 mil), e Guaíba (4 mil)
– Litoral Sul (total – 96 mil): Rio Grande (68 mil) e São José do Norte (15 mil)
– Centro Sul: (total – 91 mil): Camaquã: (42 mil), São Lourenço do Sul (21 mil), Tapes (8 mil) e Arambaré (4 mil)
– Campanha: (total – 17 mil): Pinheiro Machado (5 mil), Lavras do Sul (4 mil) e Dom Pedrito (4 mil)

CANAIS DE ATENDIMENTO
CEEE Equatorial
– Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à lista de contatos);
– Site ceee.equatorialenergia.com.br;
– Teleatendimento: 0800 721 2333;
– Para falta de energia, SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (UC), encontrado no canto superior direito da fatura de energia.

RGE
SMS: Envie mensagem com o SEU CÓDIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
WhatsApp: (51) 9 9955.0002
Site: www.rge-rs.com.br
App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
Call Center: 0800 970 0900.