Rios Caí, Taquari e Uruguai já entraram em cota de inundação, alerta Meio Ambiente

Segundo levantamento da Pasta, Taquari e Bom Retiro do Sul podem ser atingidos com mais força

Foto: Sema/Divulgação

A Secretaria Estadual Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) monitora o nível dos rios após a chuva abundante registrada desde essa quarta-feira no Rio Grande do Sul. Conforme o hidrólogo da Sala de Situação mantida pela Pasta, Pedro Luis Bernardi de Camargo, três rios já entraram em situação de inundação. “Em atenção a gente está com praticamente todos os rios do Estado porque choveu muito nesses últimos dias, mas em inundação temos Caí, Taquari e Uruguai”, enumera.

Embora já tenha ultrapassado a cota de inundação, o Caí começa a atingir estabilidade em São Sebastião do Caí. “Ele está com 12,11m, mas já se encaminha para entrar em estabilidade. Em Montenegro, também já atingiu a [cota de] inundação, está com 6,44m e em lenta elevação. Então, amanhã, essas duas estações do rio vão entrar em estabilidade e posterior declínio, no fim da noite”, estima Camargo.

Ainda conforme o hidrólogo, o Caí não atingiu níveis tão altos como os relacionados a junho, que teve chuva maior na região. Ainda assim, há registro de casas atingidas em São Sebastião do Caí. Já o Taquari, segundo o hidrólogo, teve uma resposta maior que a do ciclone passado. “Choveu muito na bacia do Taquari. Então, em Encantado, Estrela e Lajeado, o rio atingiu a cota de inundação. Em Encantado, já se encontra em declínio e, em Estrela, ele está atingindo estabilidade”, acrescenta.

Camargo alerta, contudo, que a onda de cheia está descendo e pode atingir com mais força cidades como Taquari e Bom Retiro do Sul.

Já o rio Uruguai, conforme Camargo, teve cotas de inundação nas estações de Iraí, Itapiranga e Porto Mauá. A onda de cheia segue no Alto Uruguai e, a partir de sexta-feira, deve atingir com mais força a região de São Borja e, no fim de semana, a de Uruguaiana, ambas na fronteira Oeste.

A Sala de Situação do Rio Grande do Sul utiliza três limiares de referência quando um rio sobe. O limiar de atenção indica possibilidade moderada de ocorrência de inundação. Já o limiar de alerta indica que há uma possibilidade elevada de que isso ocorra, fazendo as autoridades enviarem os primeiros alertas à população. O limiar de inundação é o patamar seguinte.

Conforme Defesa Civil, três municípios reportaram ocorrência de inundação

De acordo com a Defesa Civil Estadual, Panambi, na região Noroeste, reportou a ocorrência de inundação do rio Fiúza e totaliza quatro pessoas desabrigadas, conforme o boletim mais recente, emitido na tarde desta quinta.

Sebastião do Caí, no Vale do Caí, retirou 60 famílias do bairro Navegantes, totalizando 88 pessoas levadas para o ginásio municipal e 194 desabrigados em razão da cheia do Caí.

Lajeado, no Vale do Taquari, soma 124 pessoas fora de casa devido à enchente do Taquari. O grupo está abrigado no ginásio do Parque do Imigrante.