Com milhares de casas atingidas pelo granizo, ao menos dois prefeitos vão decretar emergência no RS

Os dois municípios foram os mais atingidos pelo temporal que atingiu a região na madrugada desta quarta-feira

Foto: Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil 3 - sede em Santa Maria

O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul provocou granizo em ao menos oito cidades, conforme balanço divulgado, no início da tarde desta quarta, pela Defesa Civil Estatual. O fenômeno causou danos em residências, sendo necessária a contenção com lonas nas casas para não haver maiores prejuízos aos moradores.

Em Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, cerca de metade das residências do município sofreu algum tipo de dano na madrugada desta quarta-feira. De acordo com o prefeito, Gilson Becker, aproximadamente três mil casas foram avariadas em um município com 27 mil habitantes, que deve decretar situação de emergência ao longo desta quarta-feira.

“Os granizos tiveram uma formação que não foi aquela formação mais arredondada, mas com pontas, o que muitas vezes acaba danificando mais ainda, diâmetro de ovo de galinha desse sentido, aproximadamente pelo diâmetro de pedras maiores do granizo, então provocou muito transtorno, telhas de brasilite de 6 mm completamente perfuradas, então foi realmente um prejuízo bastante expressivo para os moradores aqui desta área, atingindo a cidade como um todo, principalmente dentro da área urbana e uma parte do interior também do município.

Foto: granizo em Vera Cruz/ Divulgação

Mais de 100 bobinas de lona de 100 metros de comprimento cada foram distribuídas, mas ainda não mostrou suficiente. A prefeitura, em força tarefa junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, está procurando mais lonas nos municípios vizinhos. O ginásio municipal Segefredo Werner recebe doações e acolhe possíveis famílias em situação de desabrigo. Até o momento, no entanto, nenhuma precisou se proteger no local.

“Nós estamos agora procurando mobilizar e disponibilizar colchões, principalmente, que é uma das questões que acabou molhando muito, para que as pessoas consigam permanecer se abrigando dentro das residências. Mas o ginásio municipal está à disposição, nós estamos com as equipes organizadas nesse sentido. Mas se realmente as previsões do ciclone se confirmarem, se nós tivermos ventos intensos, então é uma outra preocupação de vir a danificar e remover essas lonas. Então estamos orientando para que as pessoas possam reforçar, colocar mais tijolos, pesos, de alguma forma, para fixar de uma forma um pouco melhor essas lonas sobre os telhados”, reforça o prefeito.

A escola municipal de educação infantil Dona Dionéia, em Vera Cruz, fortemente atingida pela chuva de granizo, teve as aulas suspensas. As demais instituições de ensino receberam a mesma orientação.

O Município de Sobradinho também deve decretar situação de emergência, na tarde desta quarta-feira. De acordo com o prefeito, por volta das 4h uma chuva de granizo destruiu duas mil residências, o que corresponde a 30% do total. A cidade soma 14 mil habitantes. A prefeitura dispunha de um estoque de lona, já totalmente utilizado. Cerca de 60 mil metros quadrados foram disponibilizados à população até o meio-dia. O prefeito estima que cerca de 100 famílias precisem ser alojadas no ginásio de esportes do bairro União e no salão da igreja católica Nossa Senhora dos Navegantes.

“Uma situação muito complicada para essas famílias, porque molhou eletrodomésticos, móveis, camas, uma chuva de granizo muito, muito intensa, mas de curta duração, de quatro a cinco minutos durou essa precipitação, mas como ela foi muito intensa, ela acabou perfurando o telhado de todas essas casas”, relata o prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer.

As aulas de todas as escolas municipais desta quarta-feira foram suspensas e o prefeito avalia que as escolas seguirão sem aulas amanhã, em função do alerta de nova tempestade para a noite de hoje, o que também causa preocupação ao gestor.
“E você imagina com essas casas cobertas com lonas, né? Se chegar a acontecer um temporal, essas lonas não vão resistir e aí vai criar novamente o mesmo problema para essas famílias… E nós temos hoje uma estrutura muito boa de ginásios de esportes, tanto no interior como na cidade. Nós temos, em todos os nossos bairros, ginásio de esportes. Então, se caso houver uma situação dessa, a gente tem condições de uma forma muito rápida transferir as famílias para esses locais e abrigar elas de uma forma adequada”, explica.

BOLETIM DA DEFESA CIVIL ESTADUAL
Municípios que reportaram a ocorrência de granizo entre 11 e 12 de julho:

* Derrubadas– 11/7/2023 – Reportadas em torno de 15 residências com danos em telhados.
* Joia – 12/7/2023- Danos em residências. Defesa Civil Municipal fazendo levantamento das casas atingidas.
* Passa Sete – 12/7/2023 – Danos em residências. Defesa Civil Municipal fazendo levantamento das casas atingidas na área urbana e iniciando verificação no interior do município.
* Vera Cruz – 12/7/2023 – Residências com telhados danificados, ainda sendo contabilizadas. Mais de 2 mil pessoas retiraram lonas na prefeitura.
* Sobradinho – 12/7/2023 – Segundo a Defesa Civil municipal, cerca de 2.255 residências danificadas até o momento, sendo distribuídos mais de 20 mil metros de lona. BM em contato constante com os prefeitos da região.
* Arroio do Tigre – 12/7/2023 – Reportou ocorrência. Aguardando levantamento da Defesa Civil municipal.
* Candelária – 12/7/2023 – Reportou ocorrência. Aguardando levantamento da Defesa Civil municipal.
* Ibarama – 12/7/2023 – Reportou ocorrência. Aguardando levantamento da Defesa Civil municipal.
* Porto Lucena – 12/7/2023 – Reportou ocorrência. Aguardando levantamento da Defesa Civil municipal. Distribuição de lonas já iniciada.
* Boa Vista do Cadeado – 12/7/2023 – Reportou ocorrência de granizo com cerca de oito casas destelhadas. Aguardando levantamento da Defesa Civil municipal.
* Encruzilhada do Sul – 12/7/2023 – Reportadas duas residências danificadas. Aguardando levantamento da Defesa Civil municipal.

Municípios que reportaram a ocorrência de inundação no dia 12 de julho:
* Panambi – 12/7/2023 – Reportou ocorrência de inundação do rio Fiúza.

Municípios que reportaram a ocorrência alagamento no dia 12 de julho:
* Não-Me-Toque – 12/7/2023 – Reportou danos em duas pontes e duas escolas.

Municípios que reportaram a ocorrência de vendaval no dia 12 de julho:
* Sede Nova – 12/7/2023- Reportou vendaval na cidade, com danos sendo contabilizados.