Ciclone: moradores de municípios atingidos podem justificar falta de inscrição no Enem

Moradores de 58 cidades do RS podem ter nova chance de participar do Exame em 2023

Foto: Evandro Paixão / Smed São Leopoldo / Rádio Guaíba

Exclusivamente nesta quinta-feira (13/7), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, que está vinculado ao Ministério da Educação (Inep/MEC), permitiu o envio de justificativas para a não inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, em razão do ciclone que afetou o Estado. A possibilidade é aberta a moradores de 58 municípios do Rio Grande do Sul que foram mais atingidos pelo ciclone extratropical que, no último dia 16/6, causou vários estragos e situação de emergência em algumas cidades gaúchas.

O motivo dessa exceção que foi aberta pelo Inep/MEC é que as cidades foram afetadas pelo fenômeno no último dia de inscrição do Enem. Por isso, aqueles que foram prejudicados e que não conseguiram realizar o processo de inscrição dentro do prazo nacional previsto, agora terão a chance de apresentar a respectiva justificativa, para buscar a participação no Exame.

A medida adotada pelo Inep/MEC considera a situação de emergência pública no Estado. Assim, os moradores das cidades nomeadas (ver lista abaixo) deverão, obrigatoriamente, justificar o motivo de não terem feito a inscrição no prazo estabelecido em edital; e apresentar comprovante de residência em um dos municípios atingidos. O Inep disponibilizará o atendimento desse público por meio do serviço Fale Conosco.

Enem 2023

  • Inscrições: Ocorreram entre os dias 5 e 16/6/2023. Mas haverá excepcionalidade a moradores de cidades atingidas pelo ciclone no dia 16/6.
  • Justificativa: Os moradores dos municípios atingidos devem, obrigatoriamente, justificar o motivo de não terem feito a inscrição no prazo estabelecido em edital; e apresentar comprovante de residência em um dos locais.
  • Provas: 5 e 12/11/2023.
  • Resultados: 16/1/2024.

Confira os municípios que foram atingidos pelo ciclone extratropical:

Alto Feliz
Araricá
Bom Princípio
Brochier
Cachoeirinha
Campo Bom
Capão da Canoa
Caraá
Colinas
Dois Irmãos
Dom Pedro de Alcântara
Esteio
Feliz
Glorinha
Gramado
Gravataí
Harmonia
Igrejinha
Imigrante
Itati
Ivoti
Lindolfo collor
Mampituba
Maquiné
Maratá
Montenegro
Morrinhos do Sul
Morro Reuter
Nova Hartz
Nova Petrópolis
Novo Hamburgo
Osório
Pareci Novo
Parobé
Paverama
Picada Café
Portão
Presidente Lucena
Riozinho
Rolante
Santa Maria do Herval
Santo Antônio da Patrulha
São José do Hortêncio
São José do Sul
São Leopoldo
São Sebastião do Caí
São Vendelino
Sapiranga
Sapucaia do Sul
Taquara
Terra de Areia
Teutônia
Três Cachoeiras
Três Forquilhas
Tupandi
Vale Real
Venâncio Aires
Viamão